Punições educativas, faixa exclusiva e blitz itinerante: motos na mira na Grande Florianópolis
12/09/2024
FRBL aprova destinação de mais de R$ 3,5 milhões para projetos em todo o estado
12/09/2024

Pesquisa Abrasel revela que 46% dos bares e restaurantes catarinenses estão com dívidas em atraso

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 11/09/2024)

Recente pesquisa promovida pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) mostra que 46% dos estabelecimentos do setor possuem dívidas em atraso e que 66% não tiveram lucro em julho – 37% operaram em equilíbrio e 29% ficaram no prejuízo. Os motivos apontados são a redução de clientes, queda nas vendas e os custos de alimentos e bebidas.

Os dados do levantamento também mostram que 46% das empresas não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses: 42% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação. Apenas 12% dos estabelecimentos alteraram os preços acima do índice inflacionário.

“Mesmo anos após a pandemia, ainda vemos reflexos desse período que tanto impactou o nosso setor. É preocupante ver os dados referentes ao endividamento e de como está sendo difícil essa recuperação, ainda mais com a crescente da inflação”, afirma a presidente da Abrasel SC, Juliana Mota.

Ela reforça a necessidade de ações do governo voltadas para ajudar na recuperação dos bares e restaurantes Dos estabelecimentos com dívidas em atraso, 82% devem impostos federais, 44% estão com impostos estaduais, em aberto, e 24% devem encargos trabalhistas e previdenciários. Do total, 24% possuem empréstimos bancários em atraso. Débitos com aluguel (18%) e com serviços de água, luz, gás e telefone (15%) também integram a lista de motivos para o endividamento.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *