Conversas Cruzadas: FloripAmanhã lança Agente de Inteligência Artificial para cidades inteligentes
26/09/2024
Tribunal de Contas arquiva autos sobre indenizações do Reservatório da CASAN no Monte Cristo
27/09/2024

FloripAmanhã participa de debate sobre planejamento do turismo em Florianópolis

Entre os principais pontos abordados estavam os resultados da pesquisa “Percepção e Proposições dos Associados para o Turismo em Florianópolis”, realizada pelo Destino Floripa & Região.

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, a FloripAmanhã esteve presente em um evento focado no planejamento do turismo de Florianópolis, onde foram discutidos temas fundamentais para a próxima temporada de verão.

A FloripAmanhã desempenha um papel fundamental na participação de debates sobre o planejamento do turismo em Florianópolis. Como membro ativo do ForTur – Fórum de Turismo de Grande Florianópolis e do movimento Floripa Sustentável, a associação contribui para a formulação de políticas e estratégias que visam o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Entre os principais pontos abordados estavam o calendário de eventos da cidade, que inclui festas como Natal e Réveillon, e os resultados da pesquisa “Percepção e Proposições dos Associados para o Turismo em Florianópolis”, realizada pelo Destino Floripa & Região.

A pesquisa, apresentada durante o evento, destacou a importância de uma infraestrutura adequada para receber visitantes na capital catarinense. De acordo com o estudo, 84,6% dos participantes indicam que o investimento em infraestrutura turística é a ação prioritária para a próxima gestão municipal, seguido por promoção turística nacional e internacional (76,9%) e incentivo à criação de novos equipamentos e atrações turísticas (64,1%). Além disso, a diversificação de atrações turísticas é apontada como crucial para tornar Florianópolis atrativa durante todo o ano, evitando a dependência exclusiva das praias.

Outro ponto levantado foi a necessidade de fortalecer a colaboração entre setores público e privado, para construir soluções em conjunto e promover um ambiente favorável ao crescimento do turismo. Segundo Mario Costa Junior, presidente da entidade Destino Floripa & Região, o objetivo é que esse estudo contribua para a formulação de políticas públicas efetivas, melhorando a infraestrutura e a promoção do destino. Reuniões para entrega do documento com os dados coletados já foram agendadas com candidatos à Prefeitura de Florianópolis.

A pesquisa também revelou os principais problemas que impactam negativamente o turismo na cidade. Mobilidade urbana deficiente foi mencionada por 74,4% dos associados, seguida da falta de planejamento estratégico (48,7%) e da ausência de novos serviços e produtos turísticos (48,7%). Entre os pontos fracos destacados, a falta de infraestrutura adequada, como banheiros nas praias e vias de acesso adequadas, aparece com 31%, seguida de questões relacionadas à mobilidade urbana (19%).

Em contrapartida, as belezas naturais de Florianópolis continuam sendo o ponto mais forte da cidade, mencionadas por 28% dos participantes. A infraestrutura privada, incluindo o novo aeroporto e rede hoteleira diversificada, foi destacada por 26%, enquanto a gastronomia local, cultura e patrimônio histórico somaram 13% das percepções positivas sobre o destino.

As sugestões para melhorar a experiência turística na cidade passam por fortalecer a comunicação entre o trade turístico e o poder público (26%), além de priorizar o desenvolvimento de novas atrações e melhorias na mobilidade urbana. A contratação de gestores com conhecimento técnico e dedicação ao setor, e a implementação de um planejamento estratégico de longo prazo, que ultrapasse as trocas de gestão municipal, também foram recomendadas.

O evento reforçou o compromisso de todos os envolvidos em potencializar o turismo de Florianópolis, destacando que ações conjuntas e bem estruturadas podem criar um ambiente mais favorável para atrair turistas e melhorar a qualidade de vida da população local.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *