Sustentabilidade da Lagoa: abordagem além do jurídico
23/08/2024
CAU/SC quer saber a opinião dos catarinenses em Consulta Pública sobre agenda urbana
26/08/2024

FloripAmanhã participa da capacitação “Mata ciliar protegida, água garantida”

No dia 20 de agosto, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi palco de um importante encontro voltado para a preservação ambiental. O evento, promovido pelo Instituto Água Conecta em parceria com o Comitê Cubatão e Madre, contou com a participação de mais de 50 pessoas, incluindo representantes de entidades, palestrantes, profissionais da área ambiental e membros da comunidade. José Luis Netto Menezes, Coordenador do GT de Saneamento da FloripAmanhã, esteve presente, reforçando o compromisso da associação com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

A capacitação “Mata Ciliar protegida, Água Garantida” reuniu especialistas e entusiastas do meio ambiente para discutir a vital importância das matas ciliares na gestão hídrica. O evento incluiu seis palestras ministradas por especialistas na área ambiental, gestão hídrica e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Os temas abordados incluíram a aplicação do Código Florestal, técnicas de recuperação de áreas degradadas, restauração de manguezais e muito mais. Os participantes também puderam explorar a Trilha das Antas no Centro de Visitantes do Parque, onde observaram os diferentes estágios sucessionais de restinga.

Destaques do Evento

Logo na abertura, os participantes conheceram mais sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina, que protege uma vasta área de ecossistemas diversos, incluindo florestas de araucárias, manguezais, dunas, restingas e mata atlântica.

A Importância das Matas Ciliares na Gestão Hídrica: A Bióloga e Ma. Aline Tomazi, Assessora Técnica do Comitê Tijucas e Biguaçu, apresentou os principais conceitos relacionados às matas ciliares, destacando seu papel crucial na proteção dos recursos hídricos, controle de erosão e filtragem de poluentes.

Mudanças no Código Florestal: Ricardo Cavalheiro, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, discutiu as alterações recentes no Código Florestal e suas implicações para a preservação das APPs em áreas urbanas consolidadas.

Recuperação de Áreas Degradadas: Foram apresentadas diferentes formas de recuperação, incluindo o uso de viveiros, plantio direto e técnicas de engenharia natural para restauração de matas ciliares degradadas, com palestras de Danilo Funke e Alexandre Deschamps Schmidt.

Conservação e Restauração dos Manguezais: A Bióloga e Ma. Mônica Gomes destacou o projeto Raízes da Cooperação, que promove o plantio de mudas e diversas ações de educação ambiental, fortalecendo a resiliência dos ecossistemas de manguezais na região.

Diagnóstico das APPs Fluviais da UPG 8.2 – Cubatão: Talita Montagna, Engenheira Civil e Doutora em Engenharia Ambiental, apresentou o projeto de mapeamento das APPs fluviais, que servirá para a proposição de projetos de recuperação e apoio à gestão de recursos hídricos.

Visita ao Parque da Serra do Tabuleiro

A visita guiada ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro proporcionou aos participantes uma visão prática do que foi discutido nas palestras, reforçando a importância das práticas de conservação e recuperação ambiental. A capacitação “Mata Ciliar protegida, Água Garantida” destacou não apenas a relevância das práticas de conservação, mas também a necessidade de ações coletivas para garantir a preservação dos recursos naturais que sustentam a vida na cidade.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *