Unidades de Conservação Estaduais participam da campanha nacional Um Dia no Parque
16/07/2024
Parceria com a UFSC vai identificar áreas com risco de deslizamentos em Florianópolis
16/07/2024

Ilha de peculiaridades: crescimento de Florianópolis tenta superar debate ambiental

Vista aérea de uma lagoa ou baía cercada por vegetação densa, com uma pequena península arborizada à direita. Ao fundo, uma área urbana com edifícios brancos e uma cadeia de montanhas coberta de vegetação. O céu está nublado.

Cercado pela urbanização, Manguezal do Itacorubi de Florianópolis tem planos para se tornar complexo ambiental – Foto: Divulgação/PMF

Elevações, costões rochosos, dunas e restinga fazem parte do cenário da Ilha de Santa Catarina, cujas belezas são enaltecidas em poemas, músicas e suspiros de quem admira a natureza em Florianópolis.

Essa diversidade dá a Florianópolis uma característica própria que nem mesmo as outras duas capitais brasileiras em território insular possuem. São Luís, no Maranhão, e Vitória, no Espírito Santo, compartilham apenas o fato de serem ilhas.

Com metade do território de Florianópolis ocupado por área de proteção permanente, é preciso muita atenção antes de colocar a mão na massa e iniciar um projeto de construção, seja residencial ou comercial.

Plano Diretor da cidade, cuja revisão ocorreu o ano passado, estabeleceu novos critérios para a construção civil, priorizando o desenvolvimento de áreas compactas.

Isso significa formar núcleos urbanos que possam se desenvolver em determinada área da cidade. Ruas e avenidas com esse potencial de eixo viário estão sendo chamadas de “áreas de desenvolvimento incentivado”.

É a forma encontrada pela Prefeitura de Florianópolis para atrair o mercado imobiliário para esses locais. A intenção também é de misturar usos: além de unidades residenciais, instalar comércio e serviço.

“A cidade está muito espraiada, e a mancha urbana fazendo pressão em cima das áreas naturais”, diz o superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Kaliu Teixeira. Com esses eixos, a cidade se desenvolverá de forma organizada e inteligente.

(Confira a matéria completa em ND, 16/07/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *