Reunião entre prefeituras e Ministério Público busca solução para ‘Faixa de Gaza’
14/03/2024
IFSC abre mais de mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional
14/03/2024

Desenvolvimento sustentável de atividades econômicas ligadas ao mar é tema de Comissão

Atividades econômicas baseadas na preservação de ecossistemas marinhos e ambientalmente sustentáveis. Esse foi o tema da discussão que a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou nesta quarta-feira (13), a chamada economia azul, que busca o equilíbrio entre a exploração e a saúde dos oceanos.

O palestrante convidado, Fernando Oliveira, engenheiro de empresa voltada para inovação, reconheceu o potencial econômico de Santa Catarina para a área da economia azul. Destacou o desenvolvimento de modelos de negócios que adotam práticas ambientais, sociais e de governança, o chamado ESG.

Na economia azul estão envolvidas todas as atividades de exploração do mar, como a pesca, a piscicultura e a maricultura. Envolve ainda áreas como a produção de algas para sequestro de carbono, ações de combate às mudanças climáticas e proteção costeira ambiental, além de práticas sustentáveis de turismo, esporte e lazer.

“É um tema novo, atual, que começa a ser explorado no mundo e que a gente também precisa trabalhar. Com exploração sustentável e inclusiva aqui no Brasil”. Apesar disso, ele reconhece que o tema ainda é desconhecido da maior parte da população. “Apenas 1% da população já ouviu ou conhece o termo economia azul e o nosso objetivo é primeiro conscientizar”, completa.

O presidente da Comissão, deputado Jair Miotto (União), disse pretender “fazer todos os encaminhamentos e tomar as linhas de ação para que o nosso estado possa implementar todas essas atividades”. O parlamentar propôs parcerias com as secretarias de Pesca, e de Portos e Aeroportos. “Para construção de protocolos, para que o nosso estado tenha a vanguarda nessa questão de economia azul”.

(ALESC, 13/03/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *