IMA divulga primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024
11/12/2023
Prédios no “coração” de Florianópolis serão demolidos por risco de desabamento
11/12/2023

União notifica moradores de Jurerê sobre demarcação de terrenos de Marinha

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) iniciará o envio de notificações aos proprietários de 611 inscrições imobiliárias localizadas na orla do bairro de Jurerê, região norte de Florianópolis, a partir do mês de dezembro.

Os moradores terão 60 dias para apresentar documentos históricos e geográficos que contestem a demarcação da linha de marinha. A previsão de entrega das notificações pelos Correios é entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2023.

Conforme a SPU, demarcação foi feita a partir de documentos históricos, audiências e informações levantadas pelos técnicos da SPU. O objetivo da ação é dar mais um passo na demarcação dos bens da União nesta região para regularizar a situação, garantindo maior segurança jurídica aos ocupantes.

O órgão esclarece que, apesar do nome, os Terrenos de Marinha não pertencem ao braço naval das Forças Armadas brasileiras.

“Trata-se de um termo antigo que ainda é empregado para se referir às áreas que atualmente são administradas pela SPU”, explica.

A secretaria diz que os trabalhos de demarcação estão em curso desde 2007. A União foi condenada em uma ação civil pública a promover a homologação da LPM 1831 (Linha Preamar Média) na região de Jurerê. A ação começou em 2012 e transitou em julgado em 2017.

O SPU diz que os “responsáveis por lotes atingidos pela demarcação terão o prazo de 60 dias para contestar o traçado por meio do envio de documentos e indícios que possam alterar a linha demarcada”.

(Confira a matéria completa em SCC/10, 08/12/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *