CAU Portas Abertas terá palestras sobre Modernidade e o núcleo Docomomo
29/11/2023
Abrasel Summit reúne 200 empresários da gastronomia de olho na temporada em SC
29/11/2023

Capital terá Frente Parlamentar para Impulsionar Transporte Marítimo e Economia do Mar

A Câmara Municipal de Florianópolis (CMF) aprovou nesta terça-feira, 28, por unanimidade o requerimento N.º 0430/2023, que estabelece a criação da Frente Parlamentar pelo Transporte Marítimo e Economia do Mar. A iniciativa visa impulsionar estratégias voltadas para o desenvolvimento marítimo da região, aproveitando seu extenso litoral, composto por 42 praias e conectado ao continente por três pontes. Os vereadores João Cobalchini, Claudinei Marques, e Josimar Pereira (Mamá) foram os proponentes desta iniciativa que visa explorar e potencializar os recursos marítimos da cidade.

Além de impulsionar a economia local, a frente se propõe a ser um espaço de discussão e melhoria das legislações e políticas públicas relacionadas às atividades náuticas. “Precisamos repensar a forma como nos deslocamos e transportamos cargas. Investir no transporte marítimo não apenas oferece uma alternativa viável, mas pode aliviar a pressão sobre as vias terrestres, trazendo um impacto positivo para a mobilidade urbana”, exalta o presidente da Câmara, João Cobalchini.

O movimento ganha relevância considerável em uma cidade onde a mobilidade urbana e o crescimento populacional desenfreado são temas frequentemente discutidos. O vice-presidente, vereador Claudinei Marques, um dos propositores da frente, expressou. “Numa cidade onde a mobilidade urbana e o crescimento populacional desenfreado são temas corriqueiros, entendo que este assunto é de extrema importância para a criação de melhores soluções à cidade. Explorar o potencial marítimo não apenas oferece alternativas ao crescimento caótico, mas também pode contribuir para soluções mais eficientes e sustentáveis”, comenta Marques.

A proposta da Frente Parlamentar pretende ser um ponto de convergência para debates, estudos e propostas de políticas públicas que não apenas fomentem a economia local, mas também busquem soluções para desafios prementes, como a mobilidade urbana, almejando um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado para Florianópolis.

O parlamentar Josimar Pereira (Mamá), salientou o potencial transformador da iniciativa. “Estamos diante de uma oportunidade ímpar para direcionar nosso olhar para o mar. Ao explorar esse recurso de forma inteligente e responsável, podemos criar soluções que não apenas promovam o desenvolvimento econômico, mas também abordam questões críticas de mobilidade urbana e crescimento populacional”, relata Mamá.

(CMF, 28/11/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *