Processo sobre a ponte da Lagoa da Conceição é retirado de pauta
04/08/2023
Primeiro Encontro Brasileiro Unesco da Gastronomia em Florianópolis
04/08/2023

Gastronomia, artes e atrações para a criançada são destaques do primeiro fim de semana do Floripa Conecta 2023

O primeiro fim de semana do 3º Floripa Conecta terá eventos que celebram a gastronomia de Florianópolis, a música, a arte e o artesanato. Sábado e domingo também terão atrações gratuitas para crianças. A programação completa do movimento está disponível no site floripaconecta.com.br e pelo aplicativo Floripa Conecta 2023.

Um dos destaques do fim de semana é o Festival Viva Floripa – Centro e Continente, promovido pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Com atividades nas regiões central e continental da cidade, o Festival Viva Floripa começa na sexta (4) e segue até o dia 20 com programação que engloba desde tours guiados pelo Centro Histórico e passeios ao ar livre até descontos em lojas de decoração, encontros de negócios e torneios esportivos.

No sábado (5), por exemplo, às 10h, o Festival Viva Floripa promove o Walking tour Navegar é Preciso, um passeio por pontos do Centro que contam  a história e a importância da navegação para o desenvolvimento da cidade.

“É com muito entusiasmo e satisfação que a ACIF participa do Floripa Conecta como uma das protagonistas deste movimento por meio de suas regionais e de todo o corpo de empresários voluntários. Dentro da grade de programação do FloCo, 19 eventos são realizados pelo time da ACIF, o Festival Viva Floripa – edição Centro e Continente é um deles”, diz o presidente da ACIF, Célio Bernardi

Para Bernardi, eventos como esse são realizados com o propósito de gerar oportunidades e competitividade para a classe empresarial, aproveitando todo o público e toda a movimentação que eles trazem. “E nós, como empreendedores, podemos proporcionar boas experiências para a população”, conclui.

Atrações gratuitas para crianças

O fim de semana terá uma série de atividades gratuitas para crianças. No sábado (5), o Museu da Escola Catarinense terá Oficinas de Contação de Histórias promovidas pelo projeto no Beat da História. Serão três sessões gratuitas às 11h, 12h e 13h.

Na tarde de sábado, o Floripa Conecta terá duas experiências de cinema para o público infantil: para quem curte ficar ao ar livre, o projeto Trilhas de Criança promove cineclube gratuito no bairro Campeche, a partir das 16h, na Rua do Farol. Serão exibidas várias obras de animação relacionadas ao tema socioambiental.

Já na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), o tradicional cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá uma sessão especial também às 16h.

Domingo também tem atrações para a criançada. O projeto Trilhas de Criança, que oferece experiências afetivas para o público infantil nas trilhas de Florianópolis, conduzirá um passeio no pontal da Praia da Daniela, no Norte da Ilha.  A partir das 9h. No Sul da Ilha, o Oka Floripa oferece aula gratuita de capoeira para crianças às 11h de domingo.

Experiências de gastronomia e artesanato 

Além do Encontro Brasileiro de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, que começou no dia 3 e segue até sábado (5) no Sesc Cacupé, também está na programação do Floripa Conecta a Feira Maria da Ilha, um evento gastronômico itinerante que leva para o Parque da Luz (Centro), no domingo (6), a partir das 10h, uma série de estandes de artesanatos, alimentos, cervejarias artesanais e workshops.

Para quem curte feirinhas ao ar livre, no sábado a tradicional feira Viva a Cidade ocupa a rua João Pinto, no Centro Histórico. No domingo, é a vez do entorno da Praça XV de Novembro ser tomada por expositores de arte, artesanato e comidinhas entre 10h e 18h.

Música autoral e alternativa

Shows autorais e releituras de clássicos também fazem parte do Floripa Conecta. Na sexta e no sábado, o artista Rohma apresenta na Casa do Teatro Armação o espetáculo Notte Italiana, show com repertório clássico da música popular napolitana e italiana dos séculos 19 e 20.

Estão na agenda ainda shows no Porão Delfino na sexta e sábado; o tradicional samba no Café do Largo, no Largo da Alfândega; apresentações artísticas entre 14h e 22h no Instituto Arco-Íris, da Travessa Ratclif, do Banto e Braba Cultural; e o Choro Mulherio, no Bugio Bar; todos no sábado.

Para saber mais detalhes desses e outras atividades que fazem parte da programação do Floripa Conecta, acesse floripaconecta.com.br.

O Floripa Conecta 2023 é fruto da união das principais entidades da cidade: Prefeitura de Florianópolis, ACATE, ACIF, CDL e SEBRAE. O movimento foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico da Capital e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa.

Floripa Conecta 2023

De 1º a 31 de agosto de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina.

Site: floripaconecta.com.br

Instagram: @floripa.conecta

(DeOlhoNaIlha, 03/08/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *