Agenda FLORIPA 2030/2040/2050
16/08/2023
Começa o Cocreation Lab Arquitetos, programa com apoio do CAU/SC
17/08/2023
FloripAmanhã lança Agenda Floripa 2030/2040/2050

Nesta quarta-feira, 16, a FloripAmanhã promoveu um almoço para os associados, conselheiros, parceiros e imprensa para comemorar o aniversário, que é celebrado no dia 17 de agosto. Na ocasião, foi realizado um painel para apresentar a Agenda Floripa 2030/2040/2050, uma versão atualizada do Projeto Floripa 2030, um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sociocultural e urbano territorial para Florianópolis, também iniciativa da FloripAmanhã.

A publicação pode ser baixada gratuitamente neste link.

Vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”, o projeto foi algo inédito, pois nunca havia sido delineada uma visão de futuro para a cidade a partir da sociedade civil organizada, e até hoje continua sendo um importante norteador de projetos da iniciativa privada e do poder público. “Com o Floripa 2030/2040/2050, a cidade pode avançar em direção a um futuro mais sustentável, garantindo uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes e preservando seu patrimônio para as gerações futuras. E esse é o principal objetivo da FloripAmanhã”, destaca Jaime de Souza, presidente da FloripAmanhã.

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, prestigiou o evento e afirmou em seu discurso: “Poucas cidades do mundo tem um ecossistema que mistura a iniciativa privada com o setor público como temos em Florianópolis. E isso é mérito da FloripAmanhã, que há 18 anos vem construindo essa relação. Não há como o prefeito dessa cidade não aproveitar a quantidade de inteligência que a entidade proporciona através de seus voluntários.”

Fotos: Pedro Perez/PMF

Agenda Floripa 2030/2040/2050

A cidade vem sofrendo transformações significativas nos últimos anos que implicaram na estruturação de uma cidade muito mais complexa, que adquiriu características de um grande centro urbano, hoje exposto na vitrine nacional e internacional, graças a diversas características singulares. De fato, nos últimos anos, a conurbação ocorrida com os municípios da Grande Florianópolis, fez com que cidade adquirisse uma configuração de Região Metropolitana, reconhecida pelo IBGE em 2021 como uma metrópole nacional com mais de 1 milhão e duzentos mil habitantes, na medida em que há uma intensa relação entre esses municípios, compartilhando desafios/oportunidades de desenvolvimento ambiental, econômico e social sustentáveis. Esse processo de transformação se deu muito rapidamente e, muitas vezes, sem um planejamento urbano estruturado, sem que houvesse um maior aprofundamento sobre essa trajetória e o debate sobre os interesses e as expectativas que a sua população tem de preservar seu patrimônio, seja ele ambiental, cultural ou social. Atualmente, a população se sente preocupada com essa velocidade de transformações e se questiona: Como podemos promover um desenvolvimento sustentável para a nossa Cidade, estabelecendo relações adequadas entre os patrimônios ambientais, culturais e sociais?

Esta é a questão que a AGENDA 2030/2040/2050 procura responder, a partir de uma abordagem contemporânea do “Commons Urbano”, que considera o bem comum de uma cidade, uma questão tão relevante, que não pode ser deixado, única e exclusivamente, sob a responsabilidade da Iniciativa Pública. A Sociedade Civil Organizada, como é o caso da FloripAmanhã, tem que participar ativamente na governança dos bens comuns, como efetivamente ela vem fazendo.

Nessa perspectiva, a Associação FloripAmanhã realizou uma série de reuniões com diferentes instituições públicas, privadas e da sociedade civil, ao longo de 2021, 2022 e 2023, às quais foi apresentada a proposta da elaboração de uma Agenda de desenvolvimento sustentável para Florianópolis, designada FLORIPA 2030/2040/2050, com os cenários futuros para os quais poderemos caminhar, dependendo das decisões que sejam tomadas pelas futuras gestões municipais. Ao final de cada uma dessas reuniões, foram levantados os principais dados que nos permitiram compreender todo esse processo de transformação que a nossa Cidade está vivenciando e propor diretrizes estratégicas adequadas para responder aos desafios e oportunidades que a Associação FloripAmanhã está propondo à sociedade florianopolitana, a “Agenda FLORIPA 2030/2040/2050”, cujo objetivo é “definir uma visão futura para Florianópolis, em termos de indicadores ambientais, culturais, econômicos, institucionais e sociais, para que possamos planejar como chegaremos lá, de forma sustentável”.

Portanto, a Agenda 2030/2040/2050, pretende promover um desenvolvimento sustentável para Florianópolis, salientando que a sua implementação requer um planejamento urbano adequado, a preservação do patrimônio ambiental e cultural, o estímulo ao desenvolvimento econômico/social sustentável, a melhoria da mobilidade urbana e a integração regional. Ao abordar esses aspectos de forma integrada e colaborativa, a Cidade pode avançar em direção a um futuro mais sustentável, garantindo uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes e preservando seu patrimônio para as gerações futuras.

Nessa perspectiva, relacionamos os fatores-chave que devem ser considerados pelo atual e futuros governantes de nossa Cidade:

  • Planejamento urbano sustentável: Florianópolis enfrentou um crescimento acelerado sem um planejamento adequado no passado. Para promover um desenvolvimento sustentável, é fundamental estabelecer políticas e regulamentações que orientem o crescimento urbano de forma planejada, evitando a ocupação desordenada do espaço, o surgimento de favelas e o impacto negativo no patrimônio ambiental e cultural da cidade;
  •  Preservação do patrimônio ambiental e cultural: Florianópolis possui uma rica herança ambiental e cultural, que deve ser valorizada e preservada. É importante implementar medidas para proteger os recursos naturais, como áreas de preservação ecológica, parques e praias, promovendo sua conservação e uso sustentável. Além disso, a valorização e promoção do patrimônio cultural, incluindo a gastronomia local e as tradições culturais, contribuem para uma identidade única da cidade;
  • Desenvolvimento econômico/social sustentável: O desenvolvimento econômico e social deve ser alinhado com a sustentabilidade, buscando atividades que sejam ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivas. Investir em setores como turismo sustentável, tecnologia da informação, energias renováveis e economia criativa pode impulsionar o crescimento econômico de forma sustentável, gerando empregos e oportunidades para a população local;
  • Mobilidade urbana sustentável: A melhoria da mobilidade urbana é essencial para reduzir o congestionamento e a poluição causados pelo aumento no número de veículos automotores. Investir em infraestrutura para transporte público eficiente, promover o uso de bicicletas, incentivar o compartilhamento de carros e adotar soluções inovadoras de transporte marítimo podem ajudar a reduzir a dependência dos veículos individuais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos;
  • Integração regional: A conurbação com os municípios vizinhos na Grande Florianópolis oferece oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável da região como um todo. Promover a integração entre os municípios, compartilhando desafios e oportunidades, pode resultar em soluções mais eficientes e sustentáveis, como o planejamento conjunto de infraestrutura, a gestão integrada de recursos naturais e a cooperação em iniciativas de desenvolvimento econômico e social.

A equipe de especialistas que contribui para a construção da Agenda 2030/2040/2050 participou do painel. Estavam presentes os professores Neri dos Santos (coordenador), Ivo Sostizzo e Eduardo Costa, o arquiteto Ângelo Arruda e o biólogo Emerilson Gil Emerim. Além deles, os professores Hans Michael Van Bellen, Clarissa Stefani Teixeira, Roberto Pacheco e Eduardo Costa, e a administradora Mônica Ramos Carneiro também contribuíram para o desenvolvimento do projeto.

“Esta é a Agenda que a FloripAmanhã compartilha com todos os cidadãos dos diferentes setores e distritos de nossa cidade, os quais amam Florianópolis e desejam torná-la cada vez melhor: preservada, planejada, inovadora e segura. A FloripAmanhã é a instância onde essa cidade – que todos nós desejamos – será pensada e defendida”, destaca o presidente, Jaime de Souza.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *