Floripa entrega o que São Paulo só promete: Velhos armazéns viram polo gastronômico e de diversão
14/08/2023
A hora é agora: ponte da Lagoa da Conceição
14/08/2023

Floripa Sustentável: unidos seremos mais fortes

Artigo de Roberto Costa
Coordenador do Floripa Sustentável

Quando em agosto de 2017 lançamos o manifesto de fundação do nosso movimento, com o slogan ‘Vamos pensar Floripa de um jeito novo? ’ e quatro pilares de atuação – preservação ambiental, desenvolvimento social, crescimento econômico e planejamento urbano – houve muita gente que duvidou não só dos nossos propósitos, mas também do êxito da nossa missão.

Seis anos depois, o Floripa Sustentável e as 44 entidades da comunidade catarinense que o integram é o sinônimo de uma grande virada que a capital dos catarinenses deu e está dando sobre terríveis prognósticos que a assombravam. Há imensos e inúmeros desafios a serem vencidos. Mas nos preparamos técnica, política e institucionalmente para enfrentá-los, pois quando a sociedade civil é organizada, todas as barreiras são ultrapassadas e o capital social é coproduzido.

Tenho o dever de ressaltar aqui o papel fundamental dos coordenadores que me antecederam, a incansável Zena Becker, o Luciano Pinheiro e o trio Gerson Schmitt, Daniel Leipnitz e Luiz Gonzaga Coelho, e em nome deles agradeço nossos fundadores, as entidades, empresas e pessoas físicas que diariamente dão sua contribuição. Fundamental também o papel da imprensa em defesa da nossa cidade e fica aqui nosso registro de gratidão pela parceria.

Nesses seis anos, acumulamos sucessivas vitórias, iniciativas e ações que o espaço deste artigo não me permite enumerar. Mas uma delas é emblemática: a aprovação da revisão do Plano Diretor, depois de quase sete anos de luta.

Já definimos as prioridades da pauta do movimento para os próximos dois anos: o acompanhamento da regulamentação do novo Plano Diretor; o saneamento e a balneabilidade; a formação profissional, com mapeamento das necessidades de mão de obra qualificada especialmente para a tecnologia e o turismo; e estimular os programas de inclusão social, principalmente a diminuição do déficit habitacional.

São grandes desafios. Por isso convidamos para fazer parte do nosso primeiro comitê executivo um time de experientes profi ssionais, técnicos e acadêmicos: Fábio Queiroz (Acif), Célio Salles (CDL), Leandro “Mané” Ferrari (Fortur), Daniel Dimas (Sinduscon), Neri dos Santos (Desenvolvimento Econômico), Rode Martins (Inclusão Social), Emerilson Gil Emerim (Preservação Ambiental) Rui Gonçalves (Tecnologia e Inovação) e Cássio Taniguchi (Planejamento Urbano e Mobilidade).

Nossa responsabilidade é muito grande. Temos consciência e elegemos nossas estratégias para que tenham convergência para a inclusão social. Para isso contamos, em primeiro lugar, com o principal patrimônio de Florianópolis: sua gente. Unidos, seremos fortes para vencer todos os desafios.

(Assessoria de Imprensa Floripa Sustentável, 12/08/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *