Encontro de Gastronomia das Cidades Criativas Unesco abre hoje
03/08/2023
Anita Pires no Conversas Cruzadas: I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia
03/08/2023

Florianópolis, a Cidade Criativa da Gastronomia

Artigo de Hélio Dagnoni
Presidente da Fecomércio/SC

Em 2014, Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a receber a chancela de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, um título que reconhece o potencial turístico, cultural, gastronômico e criativo de uma cidade destaque nesses requisitos. A Rede de Cidades Criativas da Unesco favorece a cooperação entre os municípios que consideram a criatividade e a sustentabilidade como fator estratégico para o seu desenvolvimento.

A Capital do Estado tem a chancela devido a sua culinária local diversa e criativa, voltada principalmente para o mar. O selo de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia reforça a identidade cultural de Florianópolis, posicionando-a como um centro de excelência na indústria criativa e promovendo a valorização e preservação das tradições culturais e do patrimônio natural e histórico.

Em agosto, nove anos depois da conquista, seremos sede do Encontro Cidades Criativas Unesco Gastronomia, um evento de oportunidade única para destacar a cultura e a culinária de Florianópolis, visando fortalecer ainda mais o
desenvolvimento econômico e turístico da cidade. Essa iniciativa, organizada pelo Sistema Fecomércio SESC/Senac,
com apoio da Prefeitura de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Sebrae/ SC, Fecomércio/MG, Fecomércio/RJ e Fecomércio/PA, além de outras entidades parceiras, reunirá especialistas, chefs e entusiastas de todo o Brasil para compartilhar experiências relacionadas à gastronomia e à cultura.

Entre os dias 3 e 5 de agosto, representantes de Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Paraty (RJ), outras cidades brasileiras com a chancela, estarão na capital catarinense contribuindo para esse intercâmbio de experiências e sabores.

Ao receber um evento desse porte, a Capital posiciona-se mais uma vez como um destino referência em criatividade, inovação e desenvolvimento sustentável, consolidando Florianópolis como um importante polo no cenário global das indústrias criativas.

Convidamos toda a cidade para participar desse evento, especialmente da Feira Criativa, que ocorre no sábado, e celebrar juntos este importante título da nossa Capital.

(ND, 03/08/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *