Canasvieiras, Rio Vermelho e Campeche são os bairros de Florianópolis com mais áreas livres para construir; veja lista
18/07/2023
Florianópolis comemora Dia da Paz e da Conciliação
19/07/2023

Gastronomia da Estácio vai formar cozinheiras de escolas públicas municipais de Florianópolis

Alunos de gastronomia junto com a coordenadora do Curso de Gastronomia da Estácio de Florianópolis, Elizabeth Diamantopoulos Neme, irão auxiliar as nutricionistas da Sepat Alimentação Coletiva, na formação de uma turma diferente nos próximos dias. Ao invés de universitários, as aulas oferecidas entre os dias 17 e 26 de julho terão como alunas as cozinheiras que atuam na rede municipal de ensino. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Alimentação Escolar – DEPAE, irá capacitar cerca de 580 pessoas.

De acordo com Elizabeth Diamantopoulos Neme, serão apresentadas receitas de lanches e refeições saudáveis e apetitosas para a Educação Infantil e Fundamental. A programação terá ainda um bate-papo com as nutricionistas sobre a importância da atenção à alimentação escolar de qualidade.

“A ideia é promover receitas mais apetitosas e saudáveis para o lanche e as refeições servidas nas escolas, elas devem ser, além de saborosas, nutritivas e acessíveis, inclusive com a inserção das PANC’s que são Plantas alimentícias não convencionais”, explicou a coordenadora.

Além dos cursos e palestras, a programação contará ainda com aplicação de vacinas gratuitas para as participantes do curso e estará disponível para a comunidade. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será realizada na biblioteca da faculdade Estácio Florianópolis, na Rua Adolfo Melo nº34, das 8h às 17h. Serão aplicadas vacinas Hepatite A e B, Febre Amarela, Tríplice viral, Tetra Viral, VOP, Meningocócica, Varicela, DTP, HPV, Gripe e Covid.

E para quem ficou na curiosidade de experimentar uma receita com Plantas alimentícias não convencionais, a professora Elizabeth Diamantopoulos Neme, separou uma receitinha cedida pelas nutricionistas do DEPAE, que promete cair nas graças da criançada, o Bolo de Ora-pro-nóbis

Receita: Bolo de Ora-pro-nóbis

Ingredientes:

➢ 1 xícara de suco de laranja – (300 ml)

➢ 1 xícara de folha de ora-pro-nóbis – (100gr)

➢ 12 colheres de sopa de óleo vegetal – (50 ml)

➢ 1 xícara de água

➢ 3 xícaras de farinha de trigo – (440gr)

➢ 1 pitada de sal – (2 gr)

➢ 1 xícara de açúcar – (180gr)

➢ 2 colheres de sopa de fermento químico – (20gr)

Modo de preparo:

1. Em um liquidificador, bata o suco de laranja, as folhas de ora-pro-nóbis, o óleo e a água até tudo se misturar bem e reserve.

2. Em um recipiente grande, adicione os ingredientes secos peneirados: a farinha, o sal, o açúcar e misture bem.

3. Gradualmente, vá colocando o líquido, do liquidificador e misturando até

incorporar tudo.

4. Acrescente o fermento e misture com delicadeza.

5. Unte uma forma de 20cm, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 200º graus por cerca de 35 minutos.

6. Servir.

(DeOlhoNaIlha,  17/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *