CREA SC realiza o 9° Seminário Estadual de Meio Ambiente
13/07/2023
Um acordo sobre as pontes de Florianópolis
13/07/2023

Capacitação gratuita para arquitetos foca em negócios para o Plano Diretor de Florianópolis

O último Censo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que Florianópolis foi uma das capitais que mais cresceu na última década. A cidade passou de 421 mil para 574 mil habitantes, o que representa um aumento de 27,5%. Para contribuir com um desenvolvimento sustentável, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), em parceria com a FIESC, Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana da Prefeitura Municipal de Florianópolis e SEBRAE/SC estão lançando o Cocreation Lab Arquitetos. O programa é inédito, e vai selecionar 10 ideias com potencial para se transformar em negócio. A participação é 100% gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo cocreationlab.com.br/editais/ até o dia 24 de julho.

O Cocreationlab é uma pré-incubadora de negócios. Durante cinco meses, equipes lideradas por arquitetos, com até cinco integrantes, vão validar as suas ideias de negócio e potencializar a sua capacidade empreendedora, culminando numa empresa estruturada, mais competitiva e com maiores chances de sucesso. Oferecido com a metodologia TXM Business, o programa será em formato híbrido, com aulas, mentorias e workshops conduzidos numa plataforma exclusiva e de forma presencial, no bairro Campeche, em Florianópolis. Os temas prioritários, nesta primeira edição, são a Habitação de Interesse Social e o Plano Diretor de Florianópolis, lembrando que o arquiteto responsável pela equipe deverá ter registro ativo no CAU/SC.

CEO da TXM Methods, o professor Luiz Salomão Ribas Gomez lembra o sucesso da formação similar, que teve seu pitch no dia 6 de julho, em Brasília. “Acabamos de concluir uma parceria com o CAU/DF, onde tivemos excelentes resultados. Encerramos o processo com 14 propostas, o que sinaliza que quase não houve desistências e que os projetos já chegaram com muita capacidade de prosperar no mercado. Esperamos que o mesmo aconteça em Santa Catarina”.

Para Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/SC, “o domínio da área técnica e a sensibilidade na área humana dão aos arquitetos e urbanistas um atributo único, de conceber cidades que respeitam as pessoas. Como pivôs do progresso na dimensão urbana, antes de executar a construção de uma obra nossa rotina é questionar, pensar, projetar, e o Cocreation Lab vai ser um efetivo laboratório para testar soluções inovadoras”, resume, certa de que o programa é uma oportunidade única para os profissionais da área.

Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis, Michel Mittmann reitera a importância dos arquitetos no desenho das cidades. “Nosso esforço é para que sejam mais inclusivas, pois elas são o local do encontro, da ideia, do debate e da interação social. O amadurecimento do modelo, para uma cidade mais justa e eficiente, passa pelo fortalecimento das políticas de habitação social. Neste contexto, o olhar questionador, propositivo e inovador dos arquitetos é peça fundamental”.

O programa é híbrido, com acompanhamento online e presencial em Florianópolis. As atividades iniciam a partir de agosto de 2023.

SERVIÇO

Inscrições: acesse o site  cocreationlab.com.br/editais/, clique em “Cocreation Lab Arquitetos”, leia o edital e preencha o formulário online.

Data: até o dia 24 de julho.

Pré-requisito: ser profissional da Arquitetura e Urbanismo e ter registro ativo no CAU/SC. Temas: serão priorizados projetos que promovam o desenvolvimento do Plano Diretor de Florianópolis e a Habitação de Interesse Social.

Programa 100% gratuito, com aulas a partir de 15 de agosto de 2023.

(DeOlhoNaIlha, 12/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *