Mercado Público: promotor pede inquérito
10/07/2023
Florianópolis recebe a 1ª Edição da Feira Maria da Ilha, em agosto
10/07/2023

3ª Feira do Queijo reúne 20 expositores de cinco estados brasileiros em Florianópolis

Além de apresentar queijos provenientes de cinco estados brasileiros, a 3ª edição da Feira do Queijo vai oferecer produtos coloniais. De acordo com o Tiago Dias Pascoal, que é responsável pela organização da feira, durante os dias 15 e 16 de julho, será possível encontrar uma variedade de produtos no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

“Nesta edição vamos ter produtos vindos de várias regiões de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará. Pela primeira vez será possível encontrar produtos das regiões do Cerrado e Araxá”, destaca Pascoal.

Veja quem são os 20 expositores participantes desta edição:  Abelha Brasil (Mandirituba/PR), Blumenfield Bolachas (São Bonifácio/SC), Campo Ao Copo (Florianópolis/SC), Casa Bianchi (Lajeado Grande/SC), Casca De Noz (Brusque/SC), Dani Couto (Florianópolis/SC), Famiglia Baldo (Rio do Sul/SC), Imua Padaria (Florianópolis/SC), Junkes Bolacha (São Pedro de Alcântara/SC), Keylex (Correia Pinto/SC), Monterra (Caxias do Sul/RS), O Pão de Cada Dia (Florianópolis/SC), Qma Araxá (Araxá/MG), Qma Cerrado (Carmo do Paranaíba/MG), Queijaria Balbinot (Guaraciaba/SC), Queijaria Vó Ipa (Major Gercino/SC), Queijo Chacará dos Padres (Bom Jesus/RS), Queijo De Bufala Do Marajó (Marajó/PA), Salumeria Montenegro (Garopaba/sc), Schwein Defumados (São José/SC) e Sítio Santo Antônio (Bom Retiro/SC).

Durante a feira o público vai encontrar queijos de diversos tipos, como os produzidos com leite de vaca, de ovelha e de búfala. Além de bolachas, pães, defumados, como salame e geleias, mel de abelhas nativas, doces e cachaça.

“O evento foi pensado com muito carinho e quem passar pela feira vai se encantar e se deliciar com os produtos apresentados”, completa Pascoal.

A feira acontece no hall de entrada do MULTI e o horário de funcionamento será das 10h às 22h no sábado, 15, e das 12h às 20h, no domingo, 16. O Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC. Para acompanhar a programação completa é só acessar @multiopenshopping.

Pela primeira vez em Florianópolis

Uma das novidades da feira é a participação da Queijaria Balbinot, de Guaraciaba, Extremo-Oeste de Santa Catarina. Essa será a primeira vez que a família que produz queijos coloniais desde 2016 participa de uma feira em Florianópolis.

“Após receber o selo de Inspeção Municipal começamos reproduzir dentro da fábrica, as receitas de queijo produzidas na cozinha de casa. Quem fazia os queijos era a minha avó, a Nona Irma, que transmitiu o saber fazer aos familiares, tanto que o último queijo registrado recebeu o nome dela, em homenagem ao seu trabalho e a sua pessoa”, destaca Aline Balbinot.

Em 2021, receberam o Selo ARTE que comprova que a forma de produzir da empresa familiar é artesanal. No ano seguinte, a receita de doce de leite da mãe de Aline, conhecida como Tia Bete, foi registrada e em setembro de 2022, o doce de leite foi premiado com a medalha de prata no Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos.

Atualmente a Queijaria Balbinot produz cinco 5 tipos de queijos coloniais, desde o tradicional, passando pelos temperados e o ao vinho, e o doce de leite. “Tudo é produzido aqui na propriedade, desde a alimentação dos animais que produzem o leite até o queijo, nossos animais vivem de forma livre a base de pastagem, o objetivo é controlar a qualidade dos derivados e manter a sustentabilidade”, compartilha Aline.

Festival de Inverno

De 14 de julho a 27 de agosto de 2023 o MULTI Open Shopping promove o Festival de Inverno. No período estão programadas uma série de atrações gratuitas, que passam por apresentações musicais, atividades infantis e feiras. A programação completa está no multiopenshopping.com.br.

Na sexta-feira, dia 14, tem apresentação musical com Silvia Abelin. A partir das 18h30 a cantora faz o Especial Caetano, Gil e Brasilidades no palco da Praça MULTI. No mesmo horário tem atividades gratuitas com a recreação Fuzarka.

Já no sábado, a música é com o trio TBZ Blues e também haverá atividades e brincadeiras com a equipe da recreação Fuzarka. As atrações começam às 18h30.

Serviço: 3ª Edição da Feira do Queijo

Data: 15 de julho (sábado) das 10h às 22h e 16 de julho (domingo) das 12h às 20h

Local: Hall de entrada do MULTI Open Shopping (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC)

Entrada gratuita

(DeOlhoNaIlha, 10/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *