Azeites de oliva de SC conquistam medalha de ouro internacional
02/06/2023
Fecomércio SC lança edital para seleção de estabelecimentos gastronômicos para Feira Criativa
02/06/2023

Macroalga já é empreendimento do futuro em SC

Como se fosse uma caixinha de surpresas, Santa Catarina surpreende mais uma vez com novos empreendimentos ligados à maricultura, da mesma forma como aconteceu com a ostreicultura no início dos anos 1990. Assim, depois de se firmar como o maior produtor de ostras e mexilhões do país – atividade iniciada na década de 1990 – agora o estado começa a se destacar pela implantação de cultivos da macroalga Kappaphycus alvarezii, possuidora de forte apelo comercial em vários setores.

Morador do bucólico balneário do Ribeirão da Ilha, no sudoeste da Ilha de Santa Catarina, local de águas calmas, lindas paisagens naturais e construções típicas açorianas, o policial aposentado Ademir foi um dos precursores da produção de ostras e mariscos por quase 30 anos. Porém, para a surpresa de muitos, resolveu, mesmo após os 60 anos, dar uma guinada nos negócios, apostando em uma novidade: o cultivo da macroalga.

Tomou conhecimento da atividade por meio da Epagri, vinculada ao governo do estado. E foi um dos primeiros a acreditar que as macroalgas dariam certo, que tinham futuro e parece ter acertado no palpite. Hoje, está entre os maiores empresários do setor em Santa Catarina. Começou com um hectare e já dobrou a área plantada, tornando-se um dos únicos a já ter pulado para a fase de beneficiamento do produto.

(Confira a matéria completa em Portal MakingOf, 01/06/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *