Praça Olívio Amorim
13/06/2023
Novo ciclo de capacitação do Instituto PROA está com inscrições abertas
14/06/2023

Convite Anita Pires: 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Você sabia que Florianópolis foi a primeira cidade brasileira reconhecida como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia?

Anita Pires, conselheira da Associação FloripAmanhã, participou desse processo e vem aqui fazer um convite a você.

Em 2010 a FloripAmanhã, junto com entidades parceiras, iniciou o projeto para inserir Florianópolis no circuito das Cidades Criativas. A intenção era dar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, ainda mais com tantas delícias presentes na cultura manezinha. Na época, foi apresentado para a Unesco um relatório completo com o histórico da cidade, o potencial econômico e cultural, além da tradição e a diversidade dos ingredientes e costumes da região.

Na maricultura, por exemplo, Floripa é reconhecida como a Capital da Ostra. Além da pesca artesanal, da cachaça, da produção de farinha de mandioca… Tudo isso, aliado aos eventos gastronômicos locais, como a Fenaostra que é realizada anualmente, o Festival Brasil Sabor, e outros, ajudaram a incrementar o dossiê entregue à Unesco. Além das rotas gastronômicas de Florianópolis e os incentivos e políticas públicas para o desenvolvimento de ações em prol da gastronomia ilhéu. E foi assim que, em 2 de dezembro de 2014, Florianópolis conseguiu a chancela de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

Acompanhe mais informações no site do evento!

📲 Siga no Instagram

✨ Curta no Facebook

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *