Baixa quantidade de tainhas capturadas no estado preocupa o setor pesqueiro
02/06/2023
Macroalga já é empreendimento do futuro em SC
02/06/2023

Azeites de oliva de SC conquistam medalha de ouro internacional

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 01/06/2023)

Primeira empresa produtora de azeite de oliva em Santa Catarina, a Quinta do Vienzo, do município de Rancho Queimado, acaba entrar no grupo das que elaboram rótulos premium. Dois produtos da empresa, o Vienzo Koroneiki e o Vienzo Blend Especial conquistaram medalha de ouro no concurso EVO IOOC International Olive Oil Contest, realizado na Itália.

Essa premiação reconhece os melhores azeites produzidos anualmente pelo mundo. O Brasil é novidade entre os tradicionais produtores, principalmente da Itália, Espanha, Portugal e Grécia. Iniciativas de produção de azeite de oliva estão se difundindo em outras regiões do Brasil e em países da América Latina.

O casal Jester e Patrícia Macedo iniciou a plantação das primeiras 700 mudas de oliveira em abril de 2012 e a produção de azeite iniciou em 2019. A propriedade fica na localidade de Taquaras, na Serra Catarinense. Atualmente, são 3 mil plantas, das variedades Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Picual, Manzanilla, Frantoio e Grapollo. Dessas oliveiras, são feitos cinco rótulos.

As vendas são em lojas de produtos gourmet de Florianópolis, Rancho Queimado e Joinville ou pelo site da empresa. Quem quer conhecer mais sobre esse mundo do azeite, que é novidade no Estado, também pode visitar. A empresa oferece visita guiada uma vez por mês. As informações estão no site da Quinta do Vienzo.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *