Após atrasos, obras na avenida das rendeiras estão concluídas e atendem os requisitos do MPSC
13/04/2023
Florianópolis tem fim de semana agitado com mostras teatrais e exposições
14/04/2023

FloripAmanhã entrega relatório de resultados à UNESCO

A Associação FloripAmanhã, coordenadora do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, que conta com a participação de 15 entidades, entregou o Relatório de Monitoramento do Quadro Associativo, uma exigência da UNESCO.

Um dos principais objetivos da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) é funcionar como um laboratório de ideias e experiências inovadoras destinadas a capitalizar todo o potencial da cultura e da criatividade para o desenvolvimento urbano sustentável. Para tanto, a cada quatro anos, as cidades-membro são obrigadas a produzir um Relatório de Monitoramento do Quadro Associativo. Porém, devido aos momentos difíceis que todos vivíamos durante a Pandemia do Covid-19, a entrega dos relatórios deste ano foi considerada opcional pelo Secretariado da UCCN.

Baixe o relatório completo aqui.

O cluster de gastronomia teve apenas duas cidades que submeteram voluntariamente seus relatórios, e Florianópolis foi uma delas, demonstrando o comprometimento que a FloripAmanhã tem com a causa.

Os relatórios são destinados a:

  • Demonstrar seu firme compromisso com a implementação da Declaração de Missão da UCCN tanto em nível local quanto internacional;
  • Renovar o seu envolvimento através da apresentação de um plano de ação para os próximos quatro anos;
  • Obter insights sobre o impacto das designações; e
  • Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e estudos de caso sobre os conceitos e experiências das cidades criativas.

A coleta e distribuição de informações contribui para mapear o progresso de forma mais eficaz, mostrando as conquistas concretas da UCCN, destacando políticas, estratégias e parcerias eficazes e apoiando a formulação e implementação baseadas em evidências de novos planos de ação, alertando para questões emergentes sobre o papel da cultura e criatividade no desenvolvimento urbano sustentável.

“Essa integração gera um espaço de cocriação e coparticipação nas atividades produzidas, gerando resultados mais consistentes para a cidade nas áreas de gastronomia, cultura, design, criatividade e turismo. O aprendizado com as boas práticas compartilhadas eleva o nível de qualidade e profissionalismo de como são tratados os planos de ação em Florianópolis. Por isso é tão importante dividirmos nossas experiências através do relatório. Nós não medimos esforços para garantir essa entrega”, destaca Anita Pires, Coordenadora Geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia.

(DeOlhoNaIlha, 12/04/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *