350 anos Florianópolis: Inaugurada a Praça Forte São Luís na Beira-Mar Norte
24/03/2023
CASAN promove neste sábado ações de limpeza com os tratos pelo saneamento
24/03/2023

Florianópolis terá projeção no Brasil e exterior via selo Unesco da Gastronomia

Salomão Mattos (E), Jaime de Souza, Zena Becker, Hélio Dagnoni, Topazio Neto e Márcio Koerich Foto: Fecomércio, Divulgação

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 22/03/2023)

Um dos presentes que Florianópolis ganha no seu aniversário de 350 anos, comemorados nesta quinta-feira, 23 de março, é um plano de ação da Fecomércio-SC e da prefeitura municipal para projetar a cidade no Brasil e no mundo usando como diferencial o título Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Parceria com esse objetivo foi assinada nesta quarta-feira pelo prefeito Topazio Neto e o presidente do Sistema Fecomércio-SC, Sesc Senac, Hélio Dagnoni.

Uma das primeiras ações será a realização, de 03 a 05 de agosto, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, do 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. Participarão lideranças das quatro cidades brasileiras com esse título: Florianópolis, Parati (RJ), Belo Horizonte (MG) e Belém (Pará).

O lançamento do programa contou também com as participações da coordenadora de Projetos Especiais e Relações com a Sociedade Civil da Prefeitura, Zena Becker; o presidente do FloripAmanhã, Jaime de Souza; o vice-presidente desse movimento, Salomão Mattos Sobrinho; o gerente regional do Sebrae-SC em Florianópolis, Roberto Tavares; o presidente do Secovi Florianópolis e Tubarão, Márcio Koerich; e o coordenador do Floripa Conecta, Thaynan Mariano, entre outras lideranças.

– Florianópolis foi a primeira Cidade Criativa Unesco da Gastronomia no Brasil. A gente quer divulgar isso mundialmente através da Unesco. Viemos conversar com o prefeito Topázio, mostrar o nosso projeto. Junto com o FloripAmanhã, que tem a tutela da Unesco para isso. Vejo que a Fecomércio, por meio do Sesc e Senac tem muito a colaborar com Florianópolis – afirmou Dagnoni.

Segundo o empresário, como contrapartida, a Fecomércio já está trazendo para o aniversário de Florianópolis no ano que vem o Encontro de Gastronomia das Américas. O evento do próximo ano será maior que o deste ano.

– O objetivo é divulgar nossa gastronomia, trazer o turista para visitar Santa Catarina, principalmente Florianópolis que é cidade referida pela Unesco como criativa em gastronomia. Turismo gera emprego, gera renda e todo mundo fica muito feliz com isso – diz Dagnoni.

O encontro deste ano contará com o apoio das entidades irmãs da Fecomércio-SC, que são a Fecomércio-RJ, Fecomércio-MG e Fecomércio-PA.

Na apresentação que fez na prefeitura para mostrar os diferenciais catarinenses, o Sesc informou que o Estado conta, atualmente, com cerca de 56 mil CNPJs no setor de gastronomia, envolvendo restaurantes, bares e lanchonetes. Desse total, mais de 14 mil estão em Florianópolis.

Um maior fluxo de turistas do Brasil e exterior no município vai ativar todas as cadeias produtivas de alimentos, incluindo fornecedores de um modo geral e, também outras atividades turísticas como hospedagem, cultura, esporte e passeios.

De acordo com a diretora de Marketing da Fecomércio-SC, Ivanir Salete Bazzei, Florianópolis conquistou o selo de cidade criativa da gastronomia em 2014 pelo conjunto do que oferece. Isso inclui desde ostras, camarões, peixes e outros frutos do mar, até engenhos típicos produtores de farinha de mandioca e restaurantes de padrão internacional.

Para marcar essa nova fase de valorização do título da Unesco e da gastronomia do município, na assinatura na prefeitura, nesta quarta-feira, os participantes ganharam um avental branco com a logomarca do evento de agosto. A foto foi no gabinete do prefeito com ampla visa para a cidade e para o mar da Baía Sul.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *