Ciclovias
06/02/2023
E-book Mesa Criativa faz coletânea de receitas que ajudam a economizar e reaproveitar alimentos
06/02/2023

Crustáceo ou molusco? O que é o berbigão, usado na culinária típica do manezinho da Ilha

Quem frequenta a praia da Daniela ou a da Tapera, em Florianópolis, pode se deparar com um animal que vive dentro de uma concha, que varia de três a cinco centímetros, nos substratos da areia do mar.

Apesar de possuir um tamanho pequeno, o berbigão, como é conhecido popularmente, é considerado um grande alimento para a cultura e tradição da Ilha de Santa Catarina. Mas, afinal, ele é um crustáceo ou um molusco?

Segundo a bióloga e mestre em zoologia, Ana Karina Calahan, o berbigão é um animal filtrador classificado dentro do filo dos moluscos. “Dentro dos moluscos, a gente vai ter o berbigão sendo um molusco bivalve, um animal de corpo mole que secreta uma concha com duas partes, chamadas de duas valvas”.

Conhecido como vôngole, marisquinho, bergão, papa-fumo e maçunin, o berbigão pode ser encontrado em todo o litoral brasileiro, sendo conhecido por nomes diferentes pelas regiões do país.

(Confira a matéria completa em ND, 05/02/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *