12° Festival de Dança de Florianópolis terá 102 grupos e 474 coreografias
04/01/2023
Pedagógico: ambulantes legalizados
04/01/2023

Produção de ostras na Capital é a maior do país

Santo Antônio de Lisboa, na Capital, é um dos principais produtores de ostras do estado. A família do Leonardo tem tradição nesse cultivo, o pai dele começou com a produção há mais de 30 anos, em um projeto com a Universidade Federal de Santa Catarina.

As sementes chegam muito pequenas. Várias delas cabem na ponta de um dedo. A iguaria é cultivada por meses – primeiro em berçários, onde as sementes maturam – e, logo depois, nas lanternas de engorda. Todo o maquinário foi modernizado ao longo dos anos para facilitar a criação das ostras. Hoje, Leonardo produz cerca de 100 mil dúzias por ano. 95 % da produção vai para seu restaurante. O restante abastece 6 supermercados, 4 hotéis e outros 2 estabelecimentos. Apesar de ser um alimento que faz parte da cultura manezinha, a produção de ostras também luta por espaço entre as novas gerações de pescadores.

Para reduzir o uso de óleo diesel nas máquinas da balsa seletora, Leonardo também decidiu investir em tecnologia sustentável, como o uso de energia eólica. Assim, o mercado de ostras se prepara para expandir a venda para outros estados. E quem sabe, para outros países.

O verão mal começou e a procura dos turistas por ostras já é grande. Mas isso não é um problema para Florianópolis, que tem a maior produção do país.

(TV Barriga Verde, 03/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *