Escola Antonieta de Barros vai virar centro cultural em Florianópolis com destaque à arte negra
17/01/2023
Argentinos devem ocupar até 60% de hotéis durante temporada de verão em SC
17/01/2023

Mão de obra qualificada é o principal desafio da temporada para bares e restaurantes em SC

A avaliação faz parte de uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Seccional de Santa Catarina com cerca de 120 associados.

A falta de mão de obra qualificada é vista como principal desafio para o setor de bares e restaurantes para a temporada de verão em Santa Catarina. Apesar disso, os empresários veem com expectativa positiva o cenário no Estado.

A avaliação faz parte de uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Seccional de Santa Catarina com cerca de 120 associados, a maioria do litoral.

A pesquisa mostra que 79,5% dos empresários do setor que responderam ao questionário se mostram preocupados com a falta de mão de obra qualificada.

Os custos do insumo também foi outro ponto de receio por parte dos empreendedores na temporada. A infraestrutura da região, ambulantes ilegais e atraso na entrega de matéria-prima foram citados como dificuldades.

“Encontrar mão de obra qualificada se tornou um grande desafio. Por isso, estamos investindo cada vez mais em capacitação para parte da cadeia produtiva gastronômica de Santa Catarina”, explica Juliana Mota, presidente da entidade no Estado.

A Abrasel Santa Catarina desenvolve, por exemplo, o programa de mentoria Acelera SC, direcionado aos empresários e seus colaboradores.

A ausência de mão de obra qualificada refletiu na contratação de colaboradores temporários para temporada. Com isso, 38,5% dos empresários não contrataram no período e 37,7% disseram ter contratado de um a cinco trabalhadores.

Os entrevistados têm se mostrado otimistas quanto ao movimento até o fim do Carnaval. Para 64,2% dos empresários ouvidos na pesquisa, o fluxo de clientes aumentará.

Além disso, entre o período de 23 de dezembro do ano passado a 8 de janeiro deste ano, para 33,6% dos representantes do setor disse que o movimento aumentou – em até 15% – enquanto 26,2% observaram que ficou igual e 23,8% identificou um crescimento superior a 15%.

Outro ponto da pesquisa é que os empresários de bares e restaurantes perceberam que houve um aumento de fluxo de turistas internos, ou seja, do interior do Estado com destino ao litoral. Em seguida estão os visitantes vindos dos Estados de São Paulo (24,8%) e do Rio Grande do Sul (20,5%).

Fôlego e expectativa para o setor gastronômico

Conforme dados da Abrasel Nacional, no acumulado do ano, a inflação no setor (7,47%) fechou abaixo do índice de aumento dos alimentos e bebidas (11,64%), puxado pelo aumento de 13,23% nos preços dos produtos vendidos nos supermercados e mercearias. Isso tornou a alimentação dentro de casa mais cara que o consumo na rua.

“Apesar de termos registrado a volta do movimento, o setor ainda está represando parte dos aumentos dos insumos”, comenta Paulo Solmucci, presidente da entidade em nível nacional.

“Estamos confiantes de que esta temporada será boa, se depender da procura dos estrangeiros e mesmo de turistas vindo de outras regiões do país. A vontade em reviver um verão pleno está dando fôlego e esperança para nossa gastronomia”, afirma a presidente da Abrasel em Santa Catarina, Juliana Mota.

Veja mais dados da pesquisa no NDmais (17/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *