Prefeitura prevê melhorias na mobilidade urbana de Florianópolis na temporada de verão
17/11/2022
Lagoa da Conceição: Reunião Pública
17/11/2022

Florianópolis: CASAN completa dois anos de monitoramento da bacia do Saco Grande e Baía Norte

Com o objetivo de monitorar a qualidade ambiental da Bacia do Saco Grande e da Baía Norte, antes e depois da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde-Saco Grande, a CASAN completa neste mês de outubro dois anos de coletas e análises na região.

O monitoramento das águas e sedimentos é realizado em 10 pontos: 7 na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós, e 3 em área urbana, próximos à nascente dos rios Vadik e Pau do Barco.

Nesses dois anos foram realizadas 11 campanhas para análise físico-química de águas e sedimentos, e outras 26 para análise de blooms de fitoplâncton. Os blooms são florações anormais de microalgas causadas pelo aumento de matéria orgânica nos cursos d’água, especialmente dos nutrientes fósforo e nitrogênio provenientes do esgoto doméstico lançado in natura nos corpos hídricos.

As campanhas são realizadas com frequência trimestral, para coleta de água e sedimentos, e mensal, para bloom e nos meses de verão há a ampliação das amostragens. A atividade foi aprovada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) como condicionante para o licenciamento ambiental de instalação das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário SES João Paulo.

ETE João Paulo

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, com capacidade de tratamento de 85L/s, vai possibilitar a expansão do saneamento na região norte da Ilha, com a implantação de sistema de esgotamento sanitário em João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.

Os bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados, pois já contam com rede de coleta instalada, que entrará em operação. O valor total de investimento da CASAN para ampliação da infraestrutura na região é de aproximadamente R$ 130 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(CASAN, 16/11/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *