Festival Enchefs
28/06/2022
Aeroporto de Florianópolis atrai companhia aérea de olho em voo para os EUA
29/06/2022

Ministério do Turismo lança websérie sobre cidades criativas do Brasil

João Pessoa, capital da Paraíba, foi palco nesta segunda-feira (27.06) do lançamento da websérie “Cidades Criativas do Brasil”. A produção do Ministério do Turismo tem como objetivo valorizar a economia criativa dos 12 municípios que ostentam o título de cidade criativa da Unesco. Na ocasião, além dos 12 episódios inéditos foi lançado, também, um livro contendo registros obtidos durante a gravação dos vídeos. Para assistir aos episódios clique AQUI.

A FloripAmanhã coordena o Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia desde 02 de março de 2010.

A Paraíba é o único estado brasileiro com duas representantes na Rede: João Pessoa, no segmento de artesanato e artes populares, e Campina Grande, incluída em 2021 no segmento Artes Midiáticas. Além das cidades paraibanas, são retratadas na websérie: Recife (PE) e Salvador (BA), cidades criativas da Música; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), no segmento do design; e Santos (SP), no campo do cinema.

“Por toda a importância e potencial turístico da Paraíba para o Brasil, não poderíamos fazer este evento em outro lugar. A websérie Cidades Criativas vai mostrar para os brasileiros e estrangeiros alguns dos nossos mais interessantes destinos e, certamente, contribuirá para ampliar o fluxo turístico nesses locais”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, elogiou a parceria com o Ministério do Turismo. “Nós trabalhamos par que João Pessoa seja boa para quem mora porque assim ela será ótima para quem visita. Então, renovo aqui o desejo e a vontade de avançar quanto ao processo de parcerias”, afirmou.

A iniciativa faz parte da estratégia desenvolvida pelo Ministério do Turismo, por meio do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo (DIMEC), para posicionar e promover o Brasil como um destino competitivo e criativo, por meio das cidades criativas brasileiras.

O objetivo do Ministério do Turismo é formar a Rede Brasileira de Cidades Criativas, prevista para lançamento em setembro de 2022, e que apoiará o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cadeias produtivas da economia criativa e do turismo criativo. Quando instituída, a RBCC deverá abrigar municípios brasileiros que trabalhem o potencial criativo de seus territórios.

UNESCO – A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi lançada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As cidades que aderem à rede se comprometem a compartilhar boas práticas e a desenvolverem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

(Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, 27/06/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *