Grupo ND lança Relatório ND: Plano Diretor
29/06/2022
Tombamento provisório: Com uma canetada, FCC engessa todo centro da capital
29/06/2022

Audiências públicas do Plano Diretor de Florianópolis começam nesta quarta-feira

Florianópolis inicia nesta quarta-feira (29) um importante passo para sua modernização com a realização da primeira audiência pública no processo de revisão do Plano Diretor da cidade.

A primeira ocorrerá no distrito do Ribeirão da Ilha, no Sul da Capital, e terá início às 17h45, e tem como local a Escola Básica Municipal do Futuro, no bairro Tapera. Está prevista uma audiência geral final no dia 1º de agosto.

Ao todo serão 13 audiências distritais que iniciarão sempre às 17h45 e duração de quatro horas, podendo ser prorrogadas até o encerramento das manifestações inscritas previamente e dentro do prazo do regimento das audiências.

Todas serão gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube da prefeitura após sua realização. Desde o dia 13 passado está aberta a consulta pública na internet e estará disponível até o dia 12 de agosto.

“O Plano Diretor deve ser a base de se construir uma cidade para todos e hoje não conseguimos fazer”, disse o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, nas audiências será apresentado o material com as diretrizes gerais de alteração de lei, diagnóstico dos distritos, identificação das carências e oportunidades, identificação das escalas e virtudes das vias e os instrumentos para solução dessas carências.

As audiências possuem caráter consultivo e têm por finalidade informar, colher dados, subsídios, informações, sugestões e críticas acerca das justificativas e respectivas propostas de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis.

Participação por ordem de inscrição

O morador que quiser se manifestar na audiência deve se inscrever 15 minutos antes do início do evento. O uso da palavra será por ordem de inscrição, e não serão permitidas interrupções. As manifestações por escrito deverão ser entregues na forma da consulta pública.

Todos terão o direito à palavra uma vez, e na sua ordem de inscrição, tendo dois minutos para a manifestação, podendo ser prorrogado por 30 segundos apenas para encerramento do raciocínio, e após o tempo acabar, a fala será encerrada.

Os presidentes ou representantes de associações representativas dos vários segmentos da comunidade, desde que comprovada a representação no ato de inscrição, terão o direito à palavra também uma vez, mas por um tempo maior, cinco minutos para a manifestação.

O calendário segue na próxima sexta-feira (1º) com a audiência do distrito de Canasvieiras e na segunda-feira (4) vai ao distrito do São João do Rio Vermelho, ambos no Norte da Ilha.

Mapa dos distritos

Com o objetivo de facilitar o entendimento sobre os distritos, a prefeitura disponibilizou no site da revisão do Plano Diretor uma plataforma online onde o cidadão pode pesquisar de qual distrito faz parte.

É importante que o morador saiba o seu distrito para participar da consulta pública e da audiência distrital que contemplará o seu bairro. O cidadão pode encontrar o seu distrito no site.

Calendário completo

29/06 – Distrito do Ribeirão da Ilha – EBM do Futuro Tapera

01/07 – Distrito de Canasvieiras – EBM Osmar Cunha

04/07 – Distrito do S. João do Rio Vermelho – EBM Maria Conceição Nunes

06/07 – Distrito da Cachoeira do Bom Jesus – EBM Osvaldo Machado

08/07 – Distrito de Santo Antônio de Lisboa – CESUSC

11/07 – Distrito da Lagoa da Conceição – Sociedade Amigos da Lagoa (SAL)

13/07 – Distrito da Barra da Lagoa – EBM Acácio Garibaldi

15/07 – Distrito do Pantano do Sul – EBM Costa de Dentro

18/07 – Distrito do Centro – Auditório do Tribunal de Contas de SC

20/07 – Distrito do Ingleses do Rio Vermelho – EBM Herondina Zeferino

22/07 – Distrito do Continente – SEST/SENAT

25/07 – Distrito de Ratones – EBM do Futuro Mâncio Costa

27/07 – Distrito do Campeche – EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

01/08 – Audiência Pública Final – Auditório do Tribunal de Contas de SC

(ND, 29/06/2022)
mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *