Jardins do Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, serão reabertos para o público
16/03/2022
Museu de Florianópolis realiza programação especial na semana de aniversário da cidade
17/03/2022

Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participa de evento internacional em Paraty

cartaz I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico

A conselheira da FloripAmanhã e  ponto focal do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, Anita Pires vai representar o Programa no I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, dia 28 de março, em Paraty (RJ).

O evento integra uma das metas do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR) e tem como objetivo gerar um espaço de debate técnico-científico sobre a temática do turismo gastronômico no país.  Anita Pires vai participar da mesa-redonda “A Gastronomia como identidade para o turismo gastronômico no Brasil: experiências das Cidades Criativas da Gastronomia”, no dia 28 de março, 10h50, junto com o secretário de Cultura de Paraty, José Sérgio Barros, o presidente da Belotur, Gilberto de Castro , com mediação da diretora do Departamento de Inteligência Mercadoólgica e Competitiva do Ministério do Turismo, Nicole Facuri.

O evento será realizado de forma híbrida nos dias 28 e 29 de março de 2022 e contará com a participação de expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional. No dia 27 de março, das 17h30 às 19h, será realizada a Abertura Oficial do evento.

Toda a programação será transmitida ao vivo pela TV IFB no YouTube e pelas redes do Ministério do Turismo. Acompanhe! Mais informações sobre o evento em projetoturismogastronomico.com

Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

Além de Florianópolis, outras três cidades brasileiras detém o título de Cidade Criativa da Unesco na modalidade de gastronomia: Belo Horizonte (MG), Paraty (RJ) e Belém (PA).

No mundo inteiro, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se divide em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No total, 295 cidades de 90 países integram a listagem. Doze delas ficam no Brasil: Florianópolis, Belo Horizonte, Paraty e Belém (no campo criativo da gastronomia); Brasília, Curitiba e Fortaleza (no design); Salvador e Recife (na música); Santos (no cinema) e João Pessoa e Campina Grande (no artesanato e artes folclóricas).

Reunir a representação desta rede brasileira e as suas experiências de desenvolvimento na cidade de João Pessoa é o que pretende a Prefeitura Municipal/Programa Cidade Criativa, através da Funjope e da SEDEST, realizando o Festival Criativo de Verão.

Grupo Gestor em Florianópolis

Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por 15 entidades:

  • Associação FloripAmanhã;
  • Prefeitura de Florianópolis;
  • Sebrae-SC – que está viabilizando as passagens para João Pessoa;
  • Senac-SC;
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC);
  • Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC);
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL);
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul);
  • Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau;
  • Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
  • Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel);
  • Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10)

 



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *