Transporte aquaviário
17/02/2022
Resíduos, BR-282, mobilidade, turismo, agricultura orgânica: os focos do Comdes para 2022
17/02/2022

Representantes do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participam de evento em João Pessoa

Na imagem um banner em fundo azul marinho com branco e com a frase Festival Criativo de Verão 2022

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participou do Festival Criativo de Verão 2022, que ocorreu de 15 a 19 de março, em João Pessoa, uma das doze cidades brasileiras que integram a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Florianópolis foi representada por Anita Pires, conselheira da FloripAmanhã e Ponto Focal do Programa em Florianópolis; Narbal Corrêa, Chef e integrante da Confraria dos Chefs do Programa e Rodrigo Rizzo, artista urbano. 

Veja o Relatório Técnico de como foi a viagem:

 

Os representantes de Florianópolis participaram de três atividades do Festival:

Festival Gastronômico –  aulas show de gastronomia ao vivo, com Chefs das cidades de Florianópolis (chef Narbal Correa), Paraty e Belo Horizonte. 

Encerramento do “Comidinhas de Verão” com participação dos representantes de Belo Horizonte, Paraty e Florianópolis e júri para escolha dos melhores pratos. 

Seminário Cidades Criativas: Perspectivas e Soluções — palestras com representantes das Cidades Criativas do Brasil (Anita Pires de Florianópolis). 

Laboratório de arte urbana — grafites monumentais com artistas locais e artistas convidados das cidades criativas de Fortaleza, Curitiba e de Florianópolis (Rodrigo Rizzo).

Confira as fotos da aula show com o chef Narbal Corrêa:

Veja também o trabalho incrível de Rodrigo Rizzo que integrou a comitiva do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco em João Pessoa:

 

A programação do Festival Criativo de Verão também incluiu outras atividades em diversos espaços públicos da cidade de João Pessoa, com apresentações culturais, exposições e mostras de Artes Visuais, atividades de formação e qualificação profissional com (Seminário, Oficinas culturais, workshops, rodas de diálogo, laboratórios, etc.). 

A programação completa está disponível para download neste link

Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

Além de Florianópolis, outras três cidades brasileiras detém o título de Cidade Criativa da Unesco na modalidade de gastronomia: Belo Horizonte (MG), Paraty (RJ) e Belém (PA).

No mundo inteiro, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se divide em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No total, 295 cidades de 90 países integram a listagem. Doze delas ficam no Brasil: Florianópolis, Belo Horizonte, Paraty e Belém (no campo criativo da gastronomia); Brasília, Curitiba e Fortaleza (no design); Salvador e Recife (na música); Santos (no cinema) e João Pessoa e Campina Grande (no artesanato e artes folclóricas).

Reunir a representação desta rede brasileira e as suas experiências de desenvolvimento na cidade de João Pessoa foi o objetivo da Prefeitura Municipal/Programa Cidade Criativa, através da Funjope e da SEDEST, realizando o Festival Criativo de Verão.

Grupo Gestor em Florianópolis

Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por outras 14 entidades:

  • Prefeitura de Florianópolis;
  • Sebrae-SC – que está viabilizando as passagens para João Pessoa;
  • Senac-SC;
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC);
  • Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC);
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL);
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul);
  • Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau;
  • Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
  • Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel);
  • Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10)

(Atualizada em 21/03/2022)

(Também publicada em Tudo Sobre Floripa, 17/03/2022)

 



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *