Grande Florianópolis terá app de recarga para transporte coletivo; saiba como irá funcionar
08/02/2022
Galeria do Artesanato em Florianópolis reabre após revitalização
08/02/2022

Mercado Público, patrimônio da gente

Na imagem uma mulher de pele branca com cabelos pretos

Na imagem uma mulher de pele branca com cabelos pretosArtigo de Lélia Pereira Nunes
Escritora da ACL (Academia Catarinense de Letras)

Existe um lugar que é a vida e a alma de Florianópolis. Sim, é o Mercado Público. Sempre foi assim desde a primeira Praça do Mercado, inaugurado em 5 de janeiro de 1851.

Ao celebrar 123 anos do atual edifício inaugurado a 5 de fevereiro de 1899 e ampliado em 1931, vale puxar da memória um pouco da sua história e do temperamento polêmico do ilhéu.

O anúncio da visita do imperador Dom Pedro II à Desterro em outubro de 1845 causou desconforto. Como receber tão augusta visita numa Vila malconservada, cuja praça central cheirava muito mal. Era ali e em barraquinhas à beira mar que se reuniam pescadores, oleiros, colonos e vendedores.

A retirada das tais barraquinhas rendeu muita discussão dos prós e contras. Foi mesmo um “puxa-empurra”, um “diz que diz”, inclusive pela imprensa. Corria o ano de 1848. Ainda em clima beligerante foi aprovada a Lei para a construção do Mercado no Largo do Palácio, bem junto ao mar.

O governo promoveu toda sorte de campanha para levantar recursos, desde rifas e pedidos de ajuda à população. Porém, foi um grupo de comerciantes que compareceu financiando a obra inaugurada em 1851. Desterro crescia. Mercado não comportava mais, era preciso expandir ou construir um novo edifício.

Novas brigas ou seriam as de sempre? A polêmica da hora era a escolha do local. O Partido Republicano defendia a localização no Largo da Alfândega e o Federalista queria na Praia de Fora. Venceu a proposta do PR e a 5 de fevereiro foi inaugurado o Mercado Público, no governo de Raulino Horn.

Desde então passou a ser o nosso endereço oficial, o lugar de todos, onde a cidade se encontra e se identifica. O Mercado é um dos ícones da Ilha de Santa Catarina e patrimônio cultural da nossa gente. Configura a identidade cultural da cidade – a cara de Florianópolis humorada e irreverente.

Cada vez que caminho pelo Mercado Público sinto-o borbulhante. Do mesmo jeito que, aos cincos anos, andava por ali, de mãos dadas com a dinda Josefina Salem, espiando de um lado a outro.

Hoje, encontro amigos e vejo muita cara nova. O cheiro de ontem continua ali. Sem mais nem menos, do passado chega um balaio de recordações e de saudade trazido nas asas imparáveis do tempo. O templo do povo continua firme, sem vergar, indissociável e muito amado nos seus 123 anos de história e vida.

Aliás, se fôssemos contar o tempo a partir do primeiro Mercado teríamos celebrado em janeiro 171 anos…Opa! Não quero gerar novo “diz que diz”.

(ND, 08/02/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *