IPVA é alternativa para financiar transporte coletivo em SC
07/02/2022
Mercado democrático e popular
07/02/2022

Mercado Público, mais do que um lugar, o coração da Ilha

Na imagem uma mulher de cabelo castanho e vestido rosa
Na imagem uma mulher de cabelo castanho e vestido rosa

Foto: Facebook

Artigo Secretária Adjunta de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis. Administradora do Mercado Público de Florianópolis

O local que durante anos foi o ponto de chegada na cidade, hoje é ponto de encontro, de reencontros, de confraternização. É ponto onde a cultura e a tradição estão lado a lado, onde a gastronomia complementa a arte e vice-versa, onde o passado recebe o novo, sem perder a identidade, a memória e a história.

É o ponto onde Florianópolis se encontra, se reconhece, se mostra e se exibe. É de onde tudo começou e onde tanto acontece. É por onde tantos chegaram e ainda é onde tantos fazem questão de passar, passear, conhecer. É endereço de trabalho de alguns, turismo para outros, boas lembranças para todos.

O Mercado Público não é apenas um lugar, um ponto, um endereço. É o centro do Centro, é a sala de estar de Floripa, é o coração da cidade, é tesouro e, claro, é patrimônio artístico, histórico e arquitetônico, material e imaterial da Ilha de Santa Catarina.

A história do Mercado começa antes da construção da estrutura física, entre os séculos XVII e XIX. Na época, o local era reduto da comercialização de diversos produtos. Era também onde chegavam e de onde partiam navios que seguiam em direção ao Rio da Prata e ao Oceano Pacífico.

Hoje, o Mercado ainda mantém vivo o comércio e reúne os produtos mais característicos de Florianópolis. Como não poderia deixar de ser, esta terra perdida entre tanto mar, tem na venda e no consumo de peixes uma de suas principais tradições. E o Mercado Público tornou-se, naturalmente, o local mais propício para encontrar os pescados.

Apesar dos 123 anos de existência, que completa neste sábado, 05 de fevereiro, o Mercado Público, mesmo preservando a estrutura arquitetônica e a história, se renova e se moderniza para ficar mais aconchegante, para seguir como um dos principais destinos turísticos e para continuar a ser uma das maravilhas desta terra, como sempre foi.

Cada vez melhor e mais estruturado, o Mercado hoje se tornou o palco de comemorações, de tantas boas vivências, integra o turismo de experiência e é a porta de entrada por onde moradores e visitantes entram para conhecer e desfrutar do cotidiano, da cultura, da história, do jeito de ser e viver de Florianópolis.

Muito mais do que um ponto, um lugar, um endereço, o Mercado Público faz parte da história da cidade e está na memória e no coração de tanta gente.

(ND, 07/02/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *