Portal da Balneabilidade do IMA registra 53 mil acessos desde o início da atual temporada
19/01/2022
Mercado Público da Capital não tem alvará do Corpo de Bombeiros
19/01/2022

Investimento trará maior proteção à Baía Norte e ao Manguezal do Saco Grande em Florianópolis

Imagem: Projeto Socioambiental das obras de ampliação do Sistema de Esgoto Saco Grande/João Paulo

A CASAN está investindo na expansão do saneamento básico em diferentes regiões de Florianópolis. Estão entre as obras as ampliações do Sistema Insular (que atende a região central e vai beneficiar também a Bacia do Itacorubi), do Sistema Ingleses-Santinho e do Sistema Saco Grande/João Paulo.

A Estação de Tratamento de Esgoto João Paulo/Saco Grande está sendo ampliada e permitirá a coleta e o tratamento para imóveis dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui (estes três últimos já com rede coletora implantada, aguardando a unidade de depuração para que entrem em operação).

Só nesta obra são 103,7 milhões de reais investidos em saneamento, que trarão mais condições de saúde e bem-estar para a população, além de proteção dos recursos hídrico e da biodiversidade. A infraestrutura também trará desenvolvimento socioeconômico, pois parte da população que vive no entorno depende da vida marinha, da pesca e do cultivo de moluscos para subsistência.

A região enfrenta problemas causados pela ausência de um sistema de tratamento adequado, o  que compromete a qualidade dos rios e da balneabilidade da baía norte, e colocam em risco o Manguezal do Saco Grande, fragmento do ecossistema que integra a Estação Ecológica de Carijós, unidade protegida pela importância de sua biodiversidade. A área abriga mais de 500 espécies da fauna e da flora, e é um importante local para reprodução de espécies marinhas e para o refúgio de aves migratórias.

“São investimentos fundamentais para a cidade, para conservação do ambiente e para a qualidade de vida em Florianópolis”, destaca o gerente de construção da CASAN, gerente Felipe Leite.

(CASAN, 18/01/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *