Videolivro Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado está disponível em português e inglês
15/12/2021
Prefeitura abre mais 598 vagas para comércio ambulante nas praias
15/12/2021

Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC completa 36 anos

O Laboratório de Camarões Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina (LCM/UFSC) acaba de inaugurar a nova apresentação de sua casa de bombas, localizada da estação de captação de água marinha da Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Trata-se de mais uma conquista que marca seus 36 anos de atuação. Desde 1985, o LCM desenvolve atividades de pesquisa, extensão e ensino em uma infraestrutura de mais de 9 mil metros quadrados. A iniciativa é mantida com o apoio da UFSC e projetos de agências nacionais e internacionais de fomento. 

“Em toda sua história, o LCM contribuiu para o desenvolvimento do cultivo de camarões, sendo um laboratório de excelência neste campo de conhecimento”, destaca o professor Walter Quadros Seiffert, coordenador do projeto. Atualmente também vem se destacando pelos projetos de inovação relacionados à aquicultura multitrófica, a exemplo do Prêmio Capes de Tese deste ano, concedido à pesquisadora Esmeralda Chamorro Legarda em trabalho orientado pelo agrônomo Felipe do Nascimento Vieira, supervisor do LCM. “Na aquicultura multitrófica é possível integrar camarões, peixes, plantas, macro e microalgas, buscando a máxima eficiência de aproveitamento dos nutrientes e minimizando impactos ambientais”, explica Seiffert.

O LCM Marinhos conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos trabalhos. “Através da Fapeu é possível executar as ações dentro do cronograma proposto e arrecadar os recursos provenientes da comercialização dos excedentes gerados para serem utilizados na execução do projeto”, explica Seiffert. Os excedentes das pesquisas gerados no cultivo das espécies são comercializados e os recursos gerados retornam ao projeto institucional por meio da Fapeu.

Além do desenvolvimento de espécies marinhas, o LCM também se destaca na formação de recursos humanos dos cursos de graduação e pós-graduação por meio de cooperação técnica com empresas do setor produtivo e científico. Atualmente, são 20 alunos de graduação e pós-graduação envolvidos no Laboratório, além de cinco professores do Departamento de Aquicultura e quatro técnicos administrativos em educação. Os próximos desafios são a construção de uma estufa em forma de unidade piloto para o desenvolvimento de pesquisas e ensino no sistema de produção de aquicultura multitrófica e a instalação de painéis solares dimensionados para a produção da energia a ser utilizada na nova estufa.

Texto: Equipe do Laboratório de Camarões Marinhos

(UFSC, 14/12/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *