Organização de Florianópolis ganha prêmio com projeto que usou dados para combate à Covid-19
09/11/2021
Voluntários recolhem lixo de praias e transformam em brinquedos
09/11/2021

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia

Em 2021, quarenta e nove cidades aderiram à Rede de Cidades Criativas Unesco (UCCN)  em um dos sete campos criativos designados pela entidade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

A UCCN agora conta com 295 cidades em 90 países que reconhecem a cultura e a criatividade como impulsionadoras do desenvolvimento urbano sustentável, além de se comprometerem em compartilhar boas práticas e conhecimento entre si.

“Um novo modelo urbano precisa ser desenvolvido em cada cidade, com seus arquitetos, urbanistas, paisagistas e cidadãos. Estamos pedindo a todos que trabalhem com os Estados para reforçar a cooperação internacional entre cidades que a Unesco deseja promover”, disse Audrey Azoulay, Diretora Geral da Unesco, em nota divulgada nesta segunda-feira.

Gastronomia

O campo criativo da Gastronomia, do qual Florianópolis (SC) faz parte desde 2014, passou a contar com mais treze cidades, totalizando 49 cidades no mundo apenas com a chancela em Gastronomia. Além de Florianópolis fazem parte também as cidades brasileiras de Belém (PA)Belo Horizonte (MG) e Paraty (RJ) neste campo criativo.

Confira abaixo as novas integrantes no campo criativo da Gastronomia:

Bohicon – Benin

Buraidah – Arábia Saudita

Huai’an – China

Kermanshah – Irã

Kuching – Malásia

Lankaran – Azerbaijão

Launceston – Austrália

Phetchaburi – Tailândia

Rouen – França

São Petersburgo – Rússia

Santa Maria da Feira – Portugal

Salónica – Grécia

Usuki – Japão

Cidades Brasileiras

Duas cidades brasileiras passaram a contar com a chancela da Unesco: Recife (PE), no campo criativo da Música; e Campina Grande (PB), no campo criativo das Artes Midiáticas. Agora são 12 cidades brasileiras dentro da Rede de Cidades Criativas Unesco:

  • Artes Midiáticas: Campina Grande (PB)
  • Artesanato e Artes Folclóricas: João Pessoa (PB)
  • Cinema: Santos (SP)
  • Design: Curitiba (PR), Brasília (DF) e Fortaleza (CE)
  • Gastronomia: Florianópolis (SC), Belém (PA), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG)
  • Música: Salvador (BA) e Recife (PE)

Saiba Mais

Rede de Cidades Criativas da Unesco (Unesco Creative Cities Network – UCCN, na sigla em inglês) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, atreladas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas – sobretudo o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.

As cidades que atualmente fazem parte desta rede trabalham juntas para um objetivo comum: colocar a criatividade e as atividades culturais no centro de seus planos de desenvolvimento em nível local e cooperar ativamente em nível internacional.

Ao aderir à UCCN, as cidades se comprometem a compartilhar suas melhores práticas e desenvolver parcerias envolvendo os setores público e privado, bem como a sociedade civil, a fim de:

  • fortalecer a criação, produção, distribuição e difusão de atividades, bens e serviços culturais;
  • desenvolver polos de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural;
  • melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis;
  • integrar plenamente a cultura e a criatividade nos planos de desenvolvimento sustentável.

(Observatório da Gastronomia, 08/11/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *