Projeto obriga condomínios de Florianópolis a denunciar maus-tratos a animais
08/10/2021
Moradores reclamam de falta de acessibilidade nos Ingleses em Florianópolis
08/10/2021

Foto: Facebook

Artigo de Rodrigo d´Eça Neves
Ilhéu e professor universitário

Observando o aterro da Baía Sul, vendo nele a clara vocação para atender e servir à população, estando contudo, inativo, subutilizado no que tange ao turismo, cultura e entretenimento.

Sem dúvida, haverá melhora se albergar neste espaço de chegada à cidade um empreendimento de elevada função. Veio-me a ideia de reunir o Estado de Santa Catarina num espaço único e permanente.

Para tanto aqui na capital Florianópolis, ocupando uma área do aterro da baía Sul, abrir um projeto para que os municípios do Estado, dentro de uma programação, assumissem cada qual a decoração de uma praça ou largo com suas características e áreas para instalação de lojas de fábricas, restaurantes típicos, espaço de arte, etc.

Exemplo: Blumenau assume um espaço com fachadas reproduzindo suas construções típicas, praça onde coordenaria uma réplica da Oktoberfest. Joinville com o Festival de Dança promoveria apresentações de balé na sua praça e venderia seus produtos.

A Grande Florianópolis apresentando seu folclore, engenhos e olarias, podendo construir um belo aquário marinho. Caminhos entre as praças construídos como labirintos de maneira que cada esquina marcaria um limite, surpreendendo com nossa diversidade entre os municípios com a oferta de novos visuais.

Os municípios menores, em conjunto, assumiriam outro espaço, cada qual apresentando a cultura de sua colonização predominante. Desta maneira, o visitante poderia comprar produtos de cada região, degustar comidas típicas, conhecer culturas variadas como numa feira permanente mostrando o que é Santa Catarina.

A manutenção receberia o produto da cobrança de ingresso para o visitante, ou do estacionamento para ônibus e carros que seria pago em conjunto com o ingresso na área. O trânsito interno seria feito exclusivamente a pé e, de forma inaparente, para pequenos utilitários para abastecimento.

Imagino que, uma vez instalado, será uma forma de manter um turismo continuado e não sazonal, durante o ano todo com as várias manifestações culturais pertinentes aos municípios participantes. Acredito seja uma obra capaz de obter recurso internacional para sua realização.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *