Órgãos ambientais dizem que Casan não pediu urgência em obras na Lagoa
25/10/2021
Baile Místico 2021: Meyer Filho terá painel no Centro de Florianópolis
26/10/2021

Uma comissão de Florianópolis vai viajar até a Colômbia no fim deste mês para firmar um acordo de cooperação na área de gastronomia.

Evento busca disseminar a culinária e as práticas gastronômicas colombianas.

O destino final será Popayan, primeira cidade gastronômica a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco – plataforma internacional criada em 2004 pela Unesco, braço da ONU para educação, ciência e cultura.

Assim como a colombiana Popayan, Florianópolis também faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco na modalidade gastronomia. O título catarinense, no entanto, é mais recente: Florianópolis o detém desde 2014, enquanto Popayan já o ostenta desde 2005. Ao estreitar os laços internacionais, as duas cidades poderão fortalecer entre si o intercâmbio de conhecimentos e experiências culturais, institucionais, comerciais e artísticas.

A missão para a Colômbia terá três representantes do grupo gestor do Programa  Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia: Márcia Regina Teschner (FloripAmanhã), Elizabeth Maria Diamantopoulos Neme (Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região) e Alan Claumann (Sebrae). O grupo viaja no domingo (31 outubro) e retorna a Florianópolis no dia 9 de novembro. A viagem coincide com a realização do XIX Congresso Gastronômico Popayán, que acontece de 5 a 7 de novembro e busca disseminar a culinária e as práticas gastronômicas colombianas. 

A participação no evento, aliás, será o primeiro reflexo do acordo a ser firmado entre as cidades. No primeiro dia de evento, a palestra Florianópolis Unesco Ciudad Creativa de la Gastronomía: Valorización de Recursos Territoriales – Programa Origen Santa Catarina, a ser ministrada por Alan Claumann, vai divulgar os esforços realizados na Capital catarinense como parte da Rede.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é composta, no total, por 246 cidades de 80 países. Elas estão divididas em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No Brasil, há cidades representando o campo criativo da gastronomia (Florianópolis, Paraty, Belo Horizonte e Belém), design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), música (Salvador), cinema (Santos) e artesanato e artes folclóricas (João Pessoa).

O início da parceria

A parceria entre Florianópolis e Popayan nasceu em uma reunião entre o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e os representantes da rede na cidade colombiana, Monika Anacona e Carlos Humberto Illera Montoya. 

A ideia, naquela ocasião, era conhecer as particularidades do trabalho que deu origem ao livro Cocinas Escondidas, escrito por Montoya. O grupo gestor de Florianópolis tinha interesse na experiência para colocar em prática uma ação similar, por meio de uma atividade de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do seu grupo de pesquisa Patrimônio, Gastronomia e Cultura. A proposta do IFSC envolve a realização de trabalhos que ajudem a fortalecer a cozinha local do Maciço do Morro da Cruz, começando, numa primeira etapa, pelo Morro do Mocotó e pelo Monte Serrat. 

Naquele dia, no entanto, a conversa evoluiu para um convite formal: os colombianos convidaram o grupo catarinense a conhecer in loco a experiência realizada em Popayan ao longo dos 16 anos em que a cidade integra a Rede da Unesco, dando início à construção de um termo de cooperação entre as cidades. Para 2022, a ideia é trazer o próprio autor do livro, professor Montoya, para conhecer a experiência de Florianópolis.

“Esse acordo de cooperação nos dará a oportunidade de construir trabalhos conjuntos de inovação, em especial voltados à indústria criativa, trocar conhecimentos e experiências, conhecer a cultura local e mostrar todo o potencial criativo do capital humano da nossa cidade”, explica a gerente executiva da Associação FloripAmanhã, Márcia Regina Teschner.

Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por outras 14 entidades:

● Prefeitura de Florianópolis;
● Sebrae-SC;
● Senac-SC,
● Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC);
● Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC);
● Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL);
● Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
● Universidade Estácio de Sá;
● Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc);
● Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul);
● Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau/
● Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
● Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel);
● Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10).



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *