Missão na Colômbia: grupo de Florianópolis viaja para firmar acordo de cooperação gastronômica
26/10/2021
Seletiva flex coletou uma tonelada de vidro em Jurerê e Daniela
27/10/2021

No ano em que a morte de Meyer Filho completa 30 anos, o artista (e sua obra) será protagonista do novo painel que vai colorir as ruas do Centro da Capital.

Os galos fantásticos, os cavalos alados, os seres mitológicos e siderais, os quintais, o sol vermelho e a viagem a Marte que marcam a obra de Ernesto Meyer Filho vão fazer companhia a Cruz e Souza, Franklin Cascaes e Antonieta de Barros nas ruas do Centro de Florianópolis. Um painel inspirado no artista e sua obra será o próximo a ser retratado em uma arte de rua – no caso, nas paredes laterais do Edifício Comasa, um dos mais tradicionais da Rua Felipe Schmidt. 

A pintura do painel ocorre em substituição ao Baile Místico, cancelado novamente este ano em função da pandemia. O evento – que, em 2019, ganhou as ruas do Centro da Capital num grande cortejo de criaturas místicas – é o que deu origem ao projeto de lei que levou à criação do Outubro Místico.

Parede do Edifício Comasa está sendo preparada para receber a pintura.

A realização do Mural O Baile Místico de Meyer Filho é da Associação FloripAmanhã, Museu da Escola Catarinense MESC/UDESC), Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Meyer Filho, com apoio de Floripa Sustentável, COMAP – Comissão Municipal de Arte Pública do IPUF/PMF, Colormar Tintas, Tintas Coral, Street Art Tour e Ondina Editora. Este Projeto tem patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2020, com doação da ENGIE.

A pintura começa a ser feita nos próximos dias, logo após a conclusão da limpeza da parede, e deve ficar pronta nas primeiras semanas de novembro, conforme a previsão do produtor Victor Moraes Heyde. A arte é assinada pelo artista Rodrigo Rizo, com assistência de Tuane Ferreira.

A obra de Meyer Filho é uma caminhada através do fantástico. O artista, falecido em junho de 1991, é considerado um dos principais expoentes do Modernismo na arte catarinense. Atuou num momento de virada paradigmática da arte, abrindo caminhos para o que viria a se chamar arte contemporânea.

O Outubro Místico em Florianópolis

Criado para dar mais visibilidade a Florianópolis no mês de grandes eventos como Oktoberfest, Fenarreco e Marejada em Santa Catarina, o Outubro Místico surge para despertar a Capital para o turismo com aquilo que ela tem de melhor. Mas, principalmente: resgatar a cultura mística da Ilha, envolta em bruxas, boitatás, lobisomens e fantasmas, cujas lendas foram imortalizadas por importantes artistas locais.

A ideia é trabalhar esse repertório no mesmo sentido do Halloween, só que valorizando essa mitologia já existente na cidade. Florianópolis, afinal, é apelidada de Ilha da Magia não só por suas belezas naturais, mas também por toda a mística que percorre suas freguesias. A expectativa é que, com os anos, o espírito do evento ganhe vida própria na Ilha no mês de outubro, com programação variada acontecendo por vários bairros e comunidades.

O Outubro Místico virou lei em Florianópolis em maio de 2021, passando a integrar o calendário cultural da Capital e confirmando o sucesso do 1º Grande Baile Místico, realizado em 2019. A expectativa, agora, é que ele se torne o evento oficial que faz a abertura oficial do Mês da Magia na Ilha.

O Baile Místico, criado numa iniciativa conjunta entre a Associação FloripAmanhã, o Museu da Escola Catarinense e outros parceiros, é um cortejo alegórico à fantasia inspirado na lenda do baile das bruxas de Itaguaçu, criada pelo artista Gelci Coelho, o Peninha. Na história, as bruxas lideram um grande baile e todas as entidades sobrenaturais são convidadas. A ideia, portanto, é transformar a cidade em um grande Carnaval fora de época, como se fosse um Hallowen local.

“Na lenda das bruxas de Itaguaçu, elas chamam todo mundo para a festa. E o Baile Místico foi criado justamente para repetir esse espírito e criar essa marca em outubro”, explica a coordenadora de produção do Baile Místico, Bebel Orofino.

Em 2020, o evento também precisou ser cancelado em virtude da pandemia. Mas, para não deixar a data passar em branco, a Associação FloripAmanhã e o Museu da Escola Catarinense, lançaram um um livro digital de 132 páginas e um vídeo documentário com o registro do evento de 2019, material disponível para download gratuito neste link

Para 2022, a ideia é retomar o Baile Místico. 

Fotos: Instituto Meyer Filho



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. […] universo fantástico de Meyer Filho será homenageado no painel que já começa a ganhar forma na lateral do tradicional edifício […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *