Fazer o bem sabendo para quem
28/05/2021
2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina segue até 30 de junho
28/05/2021

Outubro Místico entra no calendário oficial de eventos de Florianópolis

Cortejo do 1º Grande Baile Místico

Cortejo do 1º Grande Baile Místico - Foto: Divulgação

O evento que começou como “1º Grande Baile Místico“, em 2019, com organização da FloripAmanhã,  Museu da Escola Catarinense (Mesc/Udesc) e outros parceiros, agora cresceu e entrou no calendário oficial do município com a denominação “Outubro Místico”, conforme  projeto de lei  aprovado na Câmara Municipal de Florianópolis no dia 18/05.

A iniciativa busca valorizar a mitologia local, além de dar mais visibilidade para a Capital no mês em que ocorrem eventos como Oktoberfest, Fenarreco e Marejada em Santa Catarina.

O projeto, dirigido ao prefeito Gean Loureiro e apresentado por Andrea Vieira, superintendente da Fundação Franklin Cascaes, foi concebido por um conselho curador. Entre os membros, Zena Becker, presidente do Conselho da FloripAmanhã, uma das pessoas envolvidas desde a criação do Baile Místico, junto com as professoras da Udesc: Vera Collaço, Sandra Meyer Nunes, Sandra Ramalho e Sandra Makowiecky e outros nomes da cultura local: Gelci Peninha Coelho, Sílvia Lenzi, Maria Isabel Orofino,  Roseli Pereira, Laudelino José Sardá e Roberto Costa.

“O outubro místico nasceu com o objetivo de resgatar toda uma cultura mística que nós temos na Ilha, que são as bruxas de Cascaes, as benzedeiras, os boitatás, os lobisomens, toda uma cultura que sempre existiu aqui, mas que estava sendo muito misturada com o Halloween, da cultura americana. Nada contra essa cultura. Mas, o que a gente quer mostrar pra população é quanta riqueza nós temos mística e a população em geral desconhece, quem conhece ainda são alguns nativos”, comenta Zena Becker.  “A ideia é que outubro se torne o mês do resgate da cultura mística da Ilha de Santa Catarina. Florianópolis é chamada Ilha da Magia, e essa magia não é só pelas belezas naturais, pelo clima extraordinário, mas sim por toda essa mística que percorre a cidade”,  complementa.

Com a nova lei, nº 18139/2021, a Ilha da Magia terá, no mês de outubro, palestras, debates, encontros, feiras, eventos e seminários referentes ao tema. A ideia é que o projeto fomente o turismo para além do verão e em pontos diferentes da cidade.

Origem do projeto

Baile MísticoEm 4 de outubro, o Mesc sediou a abertura do Outubro Místico, que promoveu atividades como uma palestra sobre os 125 anos da mudança do nome da Capital, feiras de artesanato e gastronômica e o cortejo do baile místico, que foi do museu à Praça 15 de Novembro.

De acordo com a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, a lei criará oportunidades para valorizar a cultura e o folclore de Florianópolis. “Vai mudar a cidade. Mais um mês cultural a movimentar o turismo da Capital.”

Para ela, a iniciativa de 2019 mostrou que há uma grande adesão popular ao tema da mitologia local e suas variadas lendas. “Registradas por nossos artistas, em múltiplas linguagens como as artes visuais, literatura, música e teatro.”

Nessa área, destacam-se intérpretes do realismo mágico em Florianópolis, como Franklin Cascaes, Meyer Filho, Rodrigo de Haro, Eglê Malheiros, Gelci José Coelho (Peninha), Eli Heil e Vera Sabino, dentre outros.

“O Outubro Místico deve despertar a cidade para um conjunto de ações que desencadearão um novo processo de afirmação turística”, conclui a coordenadora do Mesc.

Diminuição do Aculturamento

“Com essa lei a gente vai ter uma situação a mais para formar eventos, criar oportunidades que vão valorizar a cultura e a questão mítica da Ilha da Magia, e retomar o que nós perdemos com a pandemia, mandar boas energias para as famílias que perderam seus parentes”, afirmou a vereadora Maryanne Mattos (PL).

O vereador Renato da Farmácia (PSDB) destaca a influência que o projeto de lei terá sobre a diminuição do aculturamento de outros países. “Nós não podemos, nessa cidade, conviver com o Halloween. Nós podemos importar roupas, tecnologia, tudo. Agora, cultura não dá”, destacou. O vereador também destacou a participação ativa dos florianopolitanos na valorização da cultura local. “Teatro, escolas, a sociedade como um todo pode participar. É importante que faça essa participação para que a gente resgate essa história que muitas vezes vão levar as pessoas aos seus antepassados, que apesar do trabalho que tinham, sempre reservavam um tempo para exatamente curtir as questões culturais”, disse.

Livro e vídeo

Com apoio da Associação FloripAmanhã e outros parceiros, a Editora Udesc produziu um livro sobre o Baile Místico, que tem 132 páginas e foi organizado por Bebel Orofino e pela professora Vera Collaço, do Centro de Artes (Ceart). A publicação apresenta uma síntese do Grande Baile Místico de 2019 e está disponível para download.

A cidade reconta a sua história e as suas lendas

Também foi produzido um vídeo, editado por Fernando Pereira Oliveira, com depoimentos que relatam a emoção, a alegria e a surpresa que marcaram a primeira edição do evento.  Confira abaixo o “teaser” e clique aqui para acessar o vídeo completo.



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. Édio Cunha disse:

    PERGUNTO :

    Como manezinho nascido na Lagoa da Conceição e estudante do Cearte como ” egresso” (formado em Desenho – turma de 1988 ). Gostaria de saber como participar do evento ?
    – Faço parte do Grupo/oficina de Teatro no Ribeirao da Ilha e já participei de performances…..
    Concluí a cadeira de Multimidia no Cearte, antes da Pandemia.
    – Existe mais pessoas do Grupo interessadas em participar, voluntariamente.
    – Haverá o Outubro Místico este ano ?

  2. […] A pintura do painel ocorre em substituição ao Baile Místico, cancelado novamente este ano em função da pandemia. O evento – que, em 2019, ganhou as ruas do Centro da Capital num grande cortejo de criaturas místicas – é o que deu origem ao projeto de lei que levou à criação do Outubro Místico. […]

  3. […] A pintura do painel ocorre em substituição ao Baile Místico, cancelado de novo este ano em função da pandemia. O evento – que, em 2019, ganhou as ruas do Centro da Capital num grande cortejo de criaturas místicas – é o que deu origem ao projeto de lei que levou à criação do Outubro Místico. […]

  4. […] A pintura do painel ocorre em substituição ao Baile Místico, cancelado novamente este ano em função da pandemia. O evento – que, em 2019, ganhou as ruas do Centro da Capital num grande cortejo de criaturas místicas – é o que deu origem ao projeto de lei que levou à criação do Outubro Místico. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *