Prefeitura prepara edital para projeto do túnel no morro da Lagoa da Conceição
14/09/2021
Florianópolis é a capital mais eficaz no combate ao COVID-19
14/09/2021

CDL de Florianópolis realiza pesquisa sobre as leis e a segurança jurídica com os empresários da Capital

De um lado, as polêmicas e as discussões e, do outro, as inseguranças e as dúvidas. Cada ano que passa cresce a quantidade de leis impondo as mais diversas obrigações e a CDL de Florianópolis, por meio da pesquisa “Panorama dos empresários de Florianópolis”, consultou os associados para melhor compreender como estão lidando com esse cenário desafiador.

Segundo o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, algumas leis possuem maior importância do que outras em razão da relevância no dia a dia. “É imprescindível que a pessoa tenha conhecimento, ainda que básico, das leis existentes para poder argumentar e ter a dignidade assegurada”, comenta.

Dados importantes da pesquisa

Durante os dias 24 a 30 de agosto foram ouvidos 316 empreendedores que expressaram a opinião sobre política e segurança jurídica no Brasil, entre outros tópicos.

Na pesquisa sobre legalidade e segurança jurídica, apontou que 68% dos empresários não se sentem respaldados o suficiente pelas normas relacionadas ao exercício da atividade empresarial, ao passo que 27% se consideram amparados legalmente.

Outro ponto de destaque foi sobre a adequada compreensão das leis existentes. A pesquisa mostrou que 90% dos associados pesquisados consideram serem as leis brasileiras mal formuladas e aplicadas na prática.

Para o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, o processo legislativo não pode comportar ambiguidades, sob pena de prejudicar aqueles que ficarão responsáveis pelo cumprimento dessas leis. “É um tormento legal que precisa ser corrigido com urgência, se quisermos ter um ambiente de negócios verdadeiramente livre e competitivo”, finaliza.

Acompanhe a CDL nas redes sociais
Instagram: @cdlflorianopolis
Facebook: CDL Florianópolis

(CDL, 13/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *