Morro das Pedras: moradores questionam demora nas intervenções
14/07/2021
MPSC obtém condenação da CELESC por crime ambiental que contaminou reserva extrativista em Florianópolis
14/07/2021

Casan realiza manutenção em lagoa artificial na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

As obras de manutenção da LEI (Lagoa de Evapoinfiltração) da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, iniciaram nesta terça-feira (13). Serão realizadas a construção da barragem de contenção em formato de Muro Verde, a limpeza do fundo da lagoa artificial para devolver a infiltração natural do terreno e a alteração do sistema de tratamento da Estação.

“Três das principais medidas de recuperação ambiental da LEI e a mais importante ação de segurança da área”, segundo a Casan. Em entrevista ao Balanço Geral Florianópolis, o engenheiro da companhia Alexandre Trevisan explicou que as intervenções fazem parte de “um total de 12 ações que o plano de recuperação de áreas degradadas previu”.

Conforme o engenheiro, a primeira ação a ser realizada será a limpeza do fundo da lagoa: “O fundo dessa lagoa, ao longo do tempo, foi ganhando um material, ficando cada vez mais impermeável. Então, vamos fazer a remoção desse material para melhorar a condição de infiltração dessa área e poder dar uma sobrevida maior para a lagoa”.

“A segunda ação será a construção do muro verde na área que deslizou no evento do dia 25. Então, a gente vai ter a reconfiguração daquele talude, com a construção do muro para dar mais segurança para o pessoal, principalmente da Servidão Manoel Luiz Duarte”, destacou Trevisan.

Por fim, será feita a substituição do sistema da Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa da Conceição. “Vai ser uma ação longa de substituição de equipamentos, melhoria em todo o processo para que o efluente consiga vir para cá numa melhor qualidade e também aumentar um pouco a vida útil de todo esse sistema”, disse o engenheiro.

Confira mais informações sobre as obras na reportagem do Balanço Geral Florianópolis:

(Balanço Geral, 13/07/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *