Prefeitura lança portal de dados Sanear Floripa
11/06/2021
MTur prorroga prazo para cadastramento de iniciativas de turismo gastronômico no país
11/06/2021

Oficina levanta desafios e oportunidades para Turismo Gastronômico no país

Entre os dias 24 e 28 de maio foi realizada a Oficina on-line “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. A iniciativa, inserida no projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, do Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com o Ministério do Turismo (MTur),  teve como objetivo reunir insumos para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, representou a Associação e o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia no Grupo de Trabalho – GT Sul. O resultado compilado de todas as macrorregiões mais o panorama nacional pode ser acessado aqui.

O projeto, coordenado por Ana Paula Jacques (IFB), contou com especialistas em turismo e gastronomia das cinco macrorregiões brasileiras, divididos em seis Grupos de Trabalhos (GTs) –  Nacional, Região Sul, Região Norte, Região Sudeste, Região Nordeste e Região Centro-Oeste – que compartilharam suas opiniões e impressões sobre o turismo gastronômico no Brasil e nas macrorregiões, além de elencarem as oportunidades e iniciativas para promoção dos destinos e/ou elaboração de políticas públicas.

O encerramento da oficina foi marcado pela análise do sociólogo político e socioambiental Prof. Dr. Elimar Pinheiro do Nascimento, que acompanhou os GTs ao longo do evento. O documento pode ser acessado no site do projeto e traz um resumo dos apontamentos realizados pelos especialistas.

Na Região Sul, em particular, a questão da qualificação profissional foi o item com mais apontamentos feitos pelos especialistas desta região. Também foram destaque nas falas a questão da sazonalidade e sustentabilidade no turismo gastronômico sulista como um todo. Entre os entraves para o desenvolvimento do turismo gastronômico na região, os especialistas apontaram a divulgação pouco atrativa, a pouca valorização do turismo gastronômico, a infraestrutura de comunicação falha e dificuldade no acesso aos produtos agroalimentares e insumos de qualidade. Quando perguntados sobre o que deveria ser feito para consolidar o turismo gastronômico, a qualificação e capacitação dos profissionais de toda a cadeia foi o item mais apontado pelos especialistas, seguido por investimentos em infraestrutura de apoio ao turismo, fortalecimento da governança local e apoio a festivais e eventos de gastronomia.

Entre os próximos passos do projeto está o mapeamento dos principais programas, projetos, ações e eventos relacionados ao Turismo Gastronômico no país que o MTur vem realizando de forma online desde o começo de junho – as submissões foram estendidas até o dia 18 de junho.

Na galeria abaixo é possível conferir alguns registros visuais realizados concomitantemente aos GTs, a autoria é de Revelando Ideias, a coleção completa está no site do projeto. Também é possível acessar a cerimônia de abertura do evento, que contou com relatos de iniciativas de turismo gastronômico de Portugal e do Mato Grosso do Sul.

(Observatório da Gastronomia, 10/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *