Endividamento da gastronomia vai levar até três anos para ser pago
28/06/2021
Incêndio destrói cinco lojas no Centro de Florianópolis
29/06/2021

A Pesca da Tainha e o Valor Cultural da Pesca Artesanal

Foto/divulgação: Observatório da Gastronomia

A safra da tainha de 2021 em Santa Catarina, iniciada em 1° de maio, abriu com boas previsões para os pescadores e pescadoras. Primeiramente foi liberada a permissão para a modalidade arrasto de praia, em seguida foram liberadas as modalidades de emalhe anilhado (15 de maio) e cerco/traineira (dia 1° de junho). A safra se encerra em 31 de julho.

As previsões já se mostraram assertivas, a pesca artesanal (arrasto de praia), já superou os números do ano anterior. Até o dia 14 de junho, de acordo com levantamentos realizados pelo ND+, foram capturadas nesta modalidade, 501 toneladas de tainha no estado. Em 2020 a quantidade total ficou em 362 toneladas. O arrasto de praia não possui cota para captura, já as modalidades de emalhe anilhado e cerco, sim. A modalidade de emalhe anilhado teve o encerramento anunciado no dia 17 de junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), quando atingiu 100% da cota permitida, algo em torno de 897 toneladas de tainhas capturadas. A modalidade cerco segue com a temporada aberta – até a data de publicação desta matéria, segundo painel de dados do MAPA, foram capturadas cerca de 54% da cota. O quadro abaixo apresenta os dados de 2021 em Santa Catarina.

Pesca da Tainha em Santa Catarina
Arrasto de praia: 501 toneladas*
Emalhe anilhado: 897 toneladas (atingiu 99,57% da cota)**
Cerco: 217 toneladas (54,27% da cota)**
Total de tainhas capturadas em Santa Catarina:  1.615 toneladas
*números até 14 de junho
** números até 24 de junho

Fonte: MAPA e nd+

Em Florianópolis, até o dia 14 de junho, o maior lanço foi na Praia Brava, localização ao Norte da Ilha de Santa Catarina, quando foram capturadas cerca de 15 mil tainhas em um único dia (13 de junho).

(Confira a matéria completa no Observatório da Gastronomia, 25/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *