Revitalização: Região leste do Centro Histórico terá espaços humanizados
20/05/2021
TJSC tem nova decisão sobre volta das aulas presenciais em Florianópolis
20/05/2021

Governo de SC e setor de gastronomia avançam na discussão sobre novos protocolos

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 19/05/2021)

Governo do Estado e representantes do setor de bares e restaurantes avançaram, em reunião nesta quarta-feira (19), na discussão sobre as regras para funcionamento das atividades.

“Fomos efetivamente ouvidos, e, embora tenha sido uma primeira reunião, tivemos espaço para contribuir e fazer nossas ponderações. Na semana que vem esperamos avançar para que o próximo decreto já contemple melhorias”, disse Raphael Dabdab, presidente da Abrasel-SC.

O segmento, segundo Dabdab, reivindica a adoção de “protocolos mais seguros, com menos impacto econômico e social”. Os empresários pedem, por exemplo, a eliminação das restrições em áreas externas, ampliação do número de pessoas por mesa e extensão do horário de atendimento noturno em todos os níveis de risco.

Além disso, reivindicam a redução de todas as restrições no risco grave e a “eliminação da fórmula matemática de limitação da capacidade, haja visto a regra de distanciamento já reduz naturalmente a capacidade, sendo redundante e tem gerado muito problema de fiscalização por falta de compreensão dos próprios fiscais”.

Articulado pela Santur, o encontro teve a participação da Secretaria de Estado da Saúde e Vigilância Sanitária e representantes também do setor de eventos. Um modelo de protocolo deve ser apresentado na próxima semana, com base nas sugestões apresentadas e discutidas na reunião.

EVENTO SEGURO

O presidente da agência de turismo do governo, Leandro Mané Ferrari, acrescentou que está sendo desenvolvido o selo Evento Seguro, que deverá contar com um aplicativo para o rastreamento de contatos do público.

Também está em análise a proposta de realização de eventos-testes, em diferentes regiões, com aplicação de alguns requisitos, como a exigência de teste negativo para Covid-19 ou acesso apenas de pessoas já vacinadas, restrição ao público local, controle de aglomerações, análise dos riscos dos eventos, entre outros.

Um grupo de trabalho, que será formado pela Santur, Saúde e representantes das entidades, dará sequência aos temas debatidos e para fazer a reavaliação periódica dos protocolos vigentes.

Pelo governo do Estado, também participaram da reunião o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, e a diretora da Vigilância Sanitária, Lucélia Kryckyj.

Representando o trade estavam Jane Balbinot, da Abeoc-SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos); Eveline Orth, da Abrape- SC (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), Marco Aurélio Floriani, da Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina; Humberto Freccia Neto, do Floripa Convention/Fortur; Rubens Régis, da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) e Fábio Queiroz, da Abrasel-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *