Secretaria de Infraestrutura planeja retomada de obras na Avenida das Rendeiras
08/04/2021
Estudos genéticos desenvolvidos na UFSC contribuem com a identificação de produtos tradicionais de SC
09/04/2021

Projeto de deck urbano na rua Saldanha Marinho, no centro.

A FloripAmanhã teve dez projetos de melhoramentos para a capital aprovados nos conselhos regionais de desenvolvimento de Florianópolis. São sugestões para o Norte da Ilha e a região do centro, englobando a manutenção de praças, posto de saúde, urbanização e outros. Os planos agora seguem para orçamento na prefeitura municipal e em seguida passarão por nova avaliação nos conselhos, visando à execução.

“Selecionados os projetos pela futura Assembleia-Geral do Codecen (Conselho de Desenvolvimento do Centro), o prefeito submeterá à Câmara Municipal. Uma vez aprovados serão executados em 2022”, detalha Otavio Ferrari Filho, associado da FloripAmanhã há 12 anos e representante da associação no Codecen (Conselho de Desenvolvimento do Centro).

Veja quais projetos foram aprovados

No Norte da cidade, são três propostas: ampliação do posto de saúde em Jurerê Tradicional, para atendimento da população; instalação de drenagem pluvial na av. Madre Maria Vilac, em Canasvieiras, para evitar inundações especialmente em dias de forte chuva; revitalização da praça Nicanor Eduardo da Natividade, nos Ingleses.

“A região de Jurerê, tanto internacional quanto o antigo bairro, cresceu muito, e o posto está completamente defasado. É uma reivindicação antiga que agora conseguimos colocar entre os projetos possíveis de serem recebidos pela prefeitura”, revela Hamilton Peluso, representante da FloripAmanhã no Codeni (Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha).

No centro da cidade, sete projetos foram aprovados e seguem para análise da prefeitura: revitalização e recuperação das palmeiras imperiais do projeto paisagístico de Burle Marx; cabeamento subterrâneo de energia na região da av. Hercílio Luz; campanha “Lixo Zero” de conscientização para diminuição do lixo e correto destinamento de recicláveis; deck urbano na rua Saldanha Marinho; construção da Praça das Crianças na região da antiga creche do Duduco; revitalização da praça na rua Marcos Cardoso Filho, no Córrego Grande; requalificação do Terminal Cidade de Florianópolis, transformando o uso do local para outras finalidades.

“Os projetos da Praça da Criança e do deck já estão prontos. Uma vez aprovados serão de rápida execução”, afirma Ferrari.

Revitalização do Terminal Cidade de Florianópolis

O projeto que propõe renovar o antigo terminal de ônibus da cidade sugere que o espaço, subutilizado desde a migração da maioria das linhas para o Ticen, abrigue atividades econômicas e/ou sociais na região. “A desativação do terminal, há mais de 20 anos, gerou um grave problema econômico, social e ambiental que nunca foi tratado”, observa o texto aprovado pelo Codecen.

Os objetivos do plano são incentivar a criação de novos negócios no local e promover uma ressignificação de caráter urbanístico e humanístico no coração do centro, dando nova vida a um espaço estratégico logo aos pés da Praça XV.

Assim como todos os projetos aprovados, esta iniciativa passará agora por fase de orçamento e depois segue para aprovação final do Conselho, que tem poder de eleger as propostas que terão prioridade para execução da prefeitura.

No Codecon (Conselho de Desenvolvimento do Continente), a FloripAmanhã tem inscrito um projeto que prevê a arborização da Beira-Mar continental, ainda em fase de avaliação.



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *