Entidades de Florianópolis manifestam apoio ao Conselho da Cidade
22/03/2021
Museu Histórico de SC participa da Hora do Planeta 2021
24/03/2021

Florianópolis não para de crescer, e com isso surgem desafios importantes para o futuro da capital catarinense.

Um dos focos da FloripAmanhã é assegurar um desenvolvimento com sustentabilidade, e neste contexto a pesquisadora Bianca Vieira, que faz estágio na instituição, analisa em seu projeto de pesquisa dois importantes documentos para ajudar a nortear essa evolução da cidade.

Bianca Vieira

A pesquisa “Eficácia na Gestão Urbana: Análise de Alinhamento entre Plano Diretor e Agenda Floripa 2030” vai comparar o Plano Diretor de Florianópolis e a Agenda Floripa 2030, dois documentos com diretrizes para o desenvolvimento de Florianópolis, para verificar o que está alinhado e o que não está alinhado nas duas visões para o futuro da capital.

Vieira, que é doutora em ciências de dados pela Universidade de Glasgow (Escócia) e estudante do curso de ciências da informação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), utiliza ferramentas computacionais para detectar padrões de texto e faz análise crítica em seu trabalho. Sua meta é aprimorar as diretrizes atuais de desenvolvimento da capital e sugerir pontos que merecem atenção para se planejar obras de habitação ou mobilidade, por exemplo.

“Planejamentos e idealizações só realizam a inclusão e a sustentabilidade de fato quando consideram um passo a passo viável de execução. O mundo das ideias precisa estar conectado com o mundo das ações”, afirma Vieira, que prevê entregar o relatório completo em maio.

O estudo visa a embasar uma revisão futura do Plano Diretor e contribuir com a FloripAmanhã na construção da Agenda Floripa 2030/2040/2050.

Agenda Floripa 2030/2040/2050

A FloripAmanhã trabalha, ainda em fase de desenvolvimento, na Agenda Floripa 2030/2040/2050, um projeto que analisa passos fundamentais para que a cidade possa crescer de forma organizada e sustentável nesta primeira metade do século 21.

Este projeto é uma continuação e revisão da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região – Floripa 2030, lançada há 12 anos. O estudo atual se divide em metas para 2030, 2040 e 2050.

Neri dos Santos

“O projeto Agenda Floripa 2030/2040/2050 visa a responder que cidades queremos ser do ponto de vista econômico e do ponto de vista social. Ampliamos ainda envolvendo mais três dimensões: ambiental, cultural e institucional. A Agenda olha para a cidade em três momentos: o passado — eventos relevantes que nos permitiram ter a cidade que temos hoje, para o bem e para o mal. Um diagnóstico do presente, que evidencia os desafios que temos e as oportunidades. E para projetar o futuro, nós dividimos os estudos em três partes, focados nas metas de 2030, 2040, 2050 e projetando o desenvolvimento dos indicadores da cidade nas próximas três décadas”, revela Neri dos Santos, membro do Conselho Consultivo da FloripAmanhã e professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Segundo Santos, o projeto Agenda Floripa 2030/2040/2050 está fazendo uso de indicadores adequados à realidade da capital catarinense, a partir do trabalho da Rede Ver a Cidade (Rede de Monitoramento Cidadão), usando também como parâmetro os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) fixados no Pacto Global, iniciativa lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para engajar empresas no desenvolvimento sustentável do planeta.

O professor ressalta a questão ambiental e de saneamento como pontos críticos no desenvolvimento da cidade. O tratamento adequado do lixo e a despoluição total das águas são metas colocadas na Agenda, que ainda está em fase de produção.

“A Agenda Floripa 2030/2040/2050 definirá, também, os projetos estruturantes, que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade, em termos ambientais, culturais, econômicos, institucionais e sociais”, acrescenta Santos. “Só para definir, projetos estruturantes, são os projetos que têm, simultaneamente, uma alta singularidade, em termos de objetivos para a cidade, e uma alta transversalidade, em termos de alcance para todas as dimensões dos 17 ODS”.

Para saber mais

A Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região – Floripa 2030 foi lançada em 2008, após mais de seis meses de discussões com 148 participantes representando 84 entidades da Grande Florianópolis, com coordenação da FloripAmanhã. Clique aqui para fazer o download da publicação Floripa 2030).

A Rede Ver a Cidade, coordenada pela FloripAmanhã, lançou em 2019 o segundo Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI), com 132 indicadores gerais e 26 indicadores locais que envolvem temas como mobilidade, segurança, saneamento básico, mudanças climáticas, água, resíduos sólidos, gestão pública, competitividade e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores. O Relatório RAPI 2019 está disponível pra download aqui neste link.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Assegurar o cumprimento dos direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

As diretrizes acima refletem alguns dos 17 ODS do Pacto Global, em iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) iniciada em 2015, convocando empresas e a sociedade civil.

Saiba mais sobre o Pacto Global e as ODS no site oficial do projeto.



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *