Prefeitura de Florianópolis começa obra de rua praça no sul da ilha
08/03/2021
Litoral catarinense está com 61,5% dos pontos analisados próprios para banho
08/03/2021

Pandemia reduz em mais de 30% o movimento de restaurantes na temporada em SC

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 05/03/2021)

Em função da pandemia, menos turistas apareceram nos restaurantes e bares do litoral catarinense na temporada 2020/2021. Por isso, 62,7% dos estabelecimentos tiveram queda no movimento de clientes superior a 30% frente ao verão anterior, apurou pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC). O levantamento mostrou também que 45% das empresas registraram queda do ticket médio superior a 15%.

A pesquisa foi realizada em 102 empresas do setor, considerando atividades do período de 22 de dezembro de 2020 até 22 de fevereiro de 2021. Uma das perguntas foi se a empresa recebeu fiscalização para saber do cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19: 61,4% informaram que sim e 38,6 não. Sobre a condição da empresa manter os salários em dia, 65,7% informaram que estão podendo realizar esses pagamentos no prazo.

O presidente da Abrasel-SC, Raphael Dabdab, alerta que a pesquisa mostra a grave crise enfrentada pelo setor na pandemia. A maioria esperava respirar um pouco com mais vendas na temporada e isso não aconteceu. O movimento foi como um mês normal.

– Esses dados são em relação ao verão anterior, que já tinha sido abaixo do esperado. Então, essa temporada praticamente não existiu para a gente. Isso torna muito agudo o momento do setor porque muitos vinham esticando a operação para poder fazer caixa no verão e isso não aconteceu – explica Dabdab.

Para ele, se o governo tivesse anunciado em setembro ou outubro que os hotéis do Estado iriam poder receber turistas na temporada, teria sido melhor porque os turistas poderiam se programar. O Nordeste anunciou com antecedência e recebeu mais turistas. Em SC, predominou o turismo doméstico, mas vieram também turistas do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Questionado se o público que lotou as praias de SC, sem máscaras, frequentou restaurantes, Dabdab disse que não. Nesse caso, ele acredita que essas pessoas fizeram refeições na beira da praia ou em casa.

Como o setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados desde o início da pandemia, a Abrasel afirma que seria necessário uma ajuda financeira para as empresas suportarem a crise. Os estados do Amazonas, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os que anunciaram medidas de estímulo à economia, incluindo empréstimos e outras opções para empresas de gastronomia.

Questionada se estaria planejando medidas de apoio a empresas em crise devido à pandemia, a Secretaria de Estado da Fazenda informou que o governo acaba de criar o Fundo de Aval do Estado (FAE-SC) para viabilizar acesso ao crédito com mais facilidade e menor custo.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *