Conheça melhor o Programa Pode Crer e suas ações de inclusão social
16/03/2021
Santa Catarina recebe doação de 5 mil kits de teste rápido para detectar Covid
17/03/2021

Observatório da Gastronomia realiza evento online sobre história dos alimentos e da culinária na Ilha de Santa Catarina

Traçar um panorama histórico da culinária na Ilha de Santa Catarina, explorando o processo que o alimento e a culinária percorreram ao longo dos anos até a atualidade. Esse é o objetivo do evento online promovido pelo Observatório da Gastronomia na próxima quarta-feira, 17/03, às 10horas.

O “Live Talks” tem como convidados o historiador Amílcar de Mello e o chef Narbal Corrêa, autores de livro que apresenta as principais contribuições culinárias de cada um dos povos que habitaram a região de Florianópolis, desde tempos imemoriais. Para participar, basta acessar youtube.com/observagastronomia

O livro também resgata outras influências estrangeiras, a partir de documentos de época. No capítulo sobre o século 20, por exemplo, há dois cardápios em francês: o primeiro, de 1908, de um almoço realizado no Hotel do Comércio em homenagem ao escritor, jornalista e político Virgílio Várzea; o outro, de 1919, de um almoço para o político Adolfo Konder. “Os cardápios mostram a influência francesa em pratos que se perpetuaram, como a maionese de lagosta, de 1908, e outros que caíram em desuso, como coelho, de 1919”, conta o autor.

Uma Viagem no Tempo

Recentemente Narbal representou Florianópolis no Festival Gastronômico de Paraty, quando lançou o vídeo de cinco minutos, Raízes: uma viagem no tempo, com uma cronologia dos 5 mil anos de história da culinária local. “O vídeo é a síntese do livro”, conta o chef, que é também pescador profissional, mergulhador e pesquisador em arqueologia subaquática. “Abordamos desde as três civilizações pré-cabralinas que viviam aqui até os dias de hoje, com a presença dos imigrantes haitianos e venezuelanos e a epidemia de covid-19, que levou ao fechamento de muitos restaurantes”. Assista: 

Sobre o Observatório da Gastronomia

O Observatório da Gastronomia é uma plataforma online, de acesso livre e gratuito, que tem por finalidade a produção, mapeamento e disseminação de informações e material sobre a rede produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado, a sociedade civil, as universidades e as organizações multilaterais.

Atrelado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, chancela atribuída à cidade desde em 2014, o Observatório da Gastronomia respeita em suas ações as dimensões da sustentabilidade, resiliência, inclusão e segurança alimentar, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. A FloripAmanhã é coordenadora do Grupo Gestor do Programa Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, formado por entidades associativas, acadêmicas e a Prefeitura de Florianópolis.

A disseminação do conteúdo via plataforma e demais canais de comunicação e as ações promovidas pelo Observatório da Gastronomia, objetiva servir de base para a geração de conhecimento, tomada de decisão e fomento às políticas públicas e privadas relacionadas ao setor.



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *