Pescadores do João Paulo acionam MPF para paralisar obra de ampliação da ETE da Casan
09/03/2021
Invest SC publica guia para atrair investimentos estrangeiros
09/03/2021

MPSC entra com ação contra Gean Loureiro por decreto que alterou Plano Diretor

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 08/03/2021)

O Ministério Público estadual entrou com uma ação civil pública, por improbidade administrativa, contra o prefeito Gean Loureiro (DEM) pela edição do decreto 22.176, que alterou pontos do Plano Diretor de Florianópolis em outubro do ano passado.

De acordo com os titulares da 22ª e 32ª promotorias de Justiça da Capital, Felipe Martins de Azevedo e Paulo Antonio Locatelli, o prefeito “extrapolou o poder regulamentador conferido ao decreto, invadindo matéria reservada à Lei Complementar Municipal 482/2014, que dispõe sobre o atual Plano Diretor Municipal, desrespeitando o necessário e prévio processo legislativo, que exige a aprovação de lei pela Câmara e a sua sanção pelo chefe do Poder Executivo”.

Conforme a ação, “verificou-se a ausência de transparência na conduta do demandado Gean Marques Loureiro, pois a elaboração do decreto aludido não foi precedida de publicidade, acessibilidade e participação popular, mediante a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população – exigíveis em se tratando da modificação de regras contidas no Plano Diretor Municipal -, o que caracteriza a prática de ato de improbidade administrativa”.

O decreto que motivou a ação por improbidade administrativa está suspenso pela Justiça. Segundo os promotores, a regulamentação alterou dispositivos do Plano Diretor e“deu sobrevida a normas ambientais urbanísticas já revogadas”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *