Governadores do Sul do Brasil criam consórcio para compra de insumos e vacinas
18/03/2021
Lummertz destaca exemplo de SP no socorro a empresas turísticas
19/03/2021

Lockdown de 14 dias em SC leva o setor de gastronomia ao colapso, diz Abrasel

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 18/03/2021)

Uma paralisação de 14 dias das atividades não essenciais em Santa Catarina levaria bares e restaurantes ao colapso. “Um lockdown nos levaria ao colapso, não apenas para o setor de gastronomia mas para outros setores também”, afirmou o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Raphael Dabdab, ao programa CBN Total desta quarta-feira (17), na Rádio CBN. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 40% dos bares e restaurantes fecharam as portas em Santa Catarina.

Questionado se não é possível garantir a viabilidade das empresas com o sistema delivery , ele aponta que a conta não fecha. “O volume de vendas não compensa a perda que se tem com a venda presencial. No delivery o custo operacional é maior, a plataforma fica com 20% ou até 30% do valor da venda e há mais 3% do custo da embalagem. O valor líquido é menos da metade do que deixaria no presencial, explica.

Na terça-feira (16), o secretário da Fazenda (SC) Paulo Eli afirmou ao programa SC Connection que não há razão para ajudar o trabalhador com algum tipo de auxílio emergencial. O representante do governo falou que o Estado vive o pleno emprego e que “importamos trabalhadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Haiti e Venezuela”.

“A frase dele está desconectada da realidade. O setor de entretenimento está com 80% a menos de funcionários desde o ano passado e o setor de turismo está agonizando”, finaliza.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *