Alta tecnologia na entrada à Ilha – Vão central da Ponte Pedro Ivo recebe novo asfalto, para durar 20 anos
29/03/2021
Ainda teremos um longo caminho pela frente, afirma Gean Loureiro sobre pandemia em Florianópolis
29/03/2021

Abrasel-SC: O setor gastronômico está sendo dizimado no Estado

Da Coluna de Moacir Pereira (ND, 27/03/2021)

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina, Raphael Dabdab, apresenta números terríveis sobre a grave crise do setor da gastronomia. Queixa-se do abandono pelo governo estadual.

Qual a situação da gastronomia de SC?
Passados 12 meses de restrições que reduziram a capacidade de geração de receita de 50% a 100% dos estabelecimentos de gastronomia e entretenimento do Estado, sem qualquer tipo de auxílio econômico do Governo Estadual e Municípios, o setor está sendo dizimado. O protocolo em vigência, por exemplo, reduz a capacidade de geração de receita em mais de 85%, inviabilizando economicamente os empreendimentos, que já estava fragilizados, e estão morrendo.

Números de empresas fechadas por segmento na pandemia?
Nos último 12 meses SC perdeu 6 mil empresas e 45 mil postos de trabalhos somente no nosso setor. No segmento de eventos, por exemplo, a redução de postos de trabalho chega a 80%.E este número cresce a cada dia, por isso, outros 8 Estados da Federação, implantaram medidas de apoio econômico para um setor estratégico, seja pela importância social, por ser um grande gerador de empregos, seja pela importância econômica, ainda mais em um Estado que tem uma vocação turística como o nosso.

O que o governo estadual ofereceu de incentivos ao setor?
Nenhum auxilio financeiro foi oferecido até o momento. O Secretário da Fazenda, que recebeu as demandas do setor apresentadas pela Abrasel afirmou que não fará nenhuma renúncia fiscal para manutenção de empresas e empregos do setor, que faz e continuará fazendo renúncias apenas para a indústria. O que é um erro estratégico, pois negligencia um setor que representa 5,3% do PIB de Estado e que é vital para o Turismo, que representa 12%.  Precisamos de medidas que reduzam o custo das empresas, como as medidas que foram implementadas em outros Estados: redução da carga tributária, refinanciamento das dívidas de impostos com isenção de multa e parcelamento, isenção de ICMS do fornecimento de energia elétrica, isenção da conta de água, entre outras.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *