Ministério da Infraestrutura libera R$ 210 milhões para o contorno viário da Grande Florianópolis
25/02/2021
Plenário aprova criação de programa de incentivo à economia criativa
25/02/2021

Travessia de 1.000 km do Rio de Janeiro a Florianópolis de jet-ski

Foto: Divulgação/Leandro Ibagy

O que faz algumas pessoas deixarem o conforto de suas casas ou uma viagem confortável de carro em troca de uma semana de desafios e adversidades no mar?

A resposta pode ser a mais simples possível: retomar o contato com a vida ao ar livre, com a natureza e uma visão sem obstáculos da linha do horizonte, com a emoção de cruzar um caminho moldado pelo sol, pela chuva, pelo vento e por ondas as vezes desafiadores, entre o verde da Mata Atlântica e Oceano Atlântico.

Após um ano do domínio do isolamento, distanciamento e home office praticados na clausura forçada pela pandemia, um grupo de amigos organizou-se para passar uma semana fazendo a travessia da costa do Rio de Janeiro até Florianópolis.

Os participantes dessa aventura fazem parte do Grupo Rotas & Rodas liderado pelo empresário Leandro Ibagy, iniciado há duas décadas, quando faziam passeios inicialmente a cavalo pela Serra catarinense.

Depois vieram os quadriciclos, UTV (Gaiola) e jet-ski, passando por vários roteiros brasileiros exóticos. Uma vez por ano, parte do grupo segue para alguns dias de trilha de “snow mobile” no Canadá.

O trajeto escolhido para essa travessia passa por um litoral magnífico e exuberante, pontuado por montanhas verdes que chegam em praias e baías por vezes desabitadas, centenas de ilhas, um mar limpo e quase sempre de águas claras.

Das belas paisagens e baías da região de Paraty, ilhas de Angra dos Reis e Ubatuba, a passagem por portos como Rio de Janeiro, São Sebastião, Santos, Paranaguá, Itapoá e São Francisco. Também pelas áreas de preservação como Juréia e Cananéia, além de caminhos inusitados como os canais de Varadouro (Ilha Comprida) e Bertioga, é muita natureza, belezas e infraestruturas que justificam o esforço de mudar a rotina.

“Não é fácil organizar uma travessia desse tipo, mas como em 2013 fizemos um trajeto similar de Floripa a Ilha Grande, dessa vez resolvemos estender e inverter o roteiro, saindo da cidade do Rio de Janeiro e tendo o prazer de podermos celebrar a conclusão de nosso desafio chegando a Florianópolis”, declara Leandro Ibagy, líder do grupo.

(Confira a matéria completa em ND, 17/02/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *