Serviço de Inspeção Municipal fiscaliza peixarias do Mercado Público
09/02/2021
Lagoa da Conceição: vereadores se reúnem com a Casan e famílias e questionam demora no ressarcimento
09/02/2021

Fiscalização flagra dezenas de casos de esgoto na pluvial no Sul da Ilha

foto/divulgação: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan fiscalizou, em blitz semanal contra esgoto irregular, dezenas de imóveis nos bairros Tapera, Ribeirão da Ilha e Campeche, no Sul da Ilha, flagrando uma série de casos de esgoto na rede pluvial que demandam lacre das ligações clandestinas.

Dos seis imóveis fiscalizados na Tapera, na Rua Alexandre Virgilino Lopes, todos apresentavam a irregularidade, com ao menos um caso em que o esgoto completo da casa atingia a drenagem; em outro, o morador fez a própria caixa de inspeção, despejando o seu conteúdo na pluvial. Há necessidade de vários lacres no local, que não possui rede coletora.

Na mesma manhã de terça-feira (02/02), no Ribeirão da Ilha, a Vigilância Sanitária multou os proprietários de um comércio de assados na Rodovia Baldicero Filomeno conectado à rede inativa da Casan e de um condomínio na Servidão Pedro Manoel Moreira com extravasamento de fossa a céu aberto.

Ainda no Ribeirão da Ilha, seis casas – três na Servidão Fortaleza, cuja rede inativa encontrava-se cheia, e três na Rua Canadá – apresentavam parte do esgoto ligado à rede pluvial, com tubulações irregulares que precisam de lacre.

Em operação no Campeche, na quarta-feira (03/02), um condomínio e uma casa na Rua Jaborandi foram multados pela Vigilância: o primeiro com esgoto de tanque e máquina de lavar a céu aberto, o segundo com ligação irregular visível na drenagem.

Por fim, a Vigilância notificou condomínio na Servidão Cobra Coral com tubulação na calçada e requereu o Habite-se de terreno na Rua das Tilápias – o inquilino não autorizou a entrada da equipe, alegando que a permissão só poderia ser dada pelo proprietário, que será intimado.

Centro – A Blitz Sanear deu início às fiscalizações da semana no Centro. A partir de dados do Floripa Se Liga Na Rede, o grupo vistoriou imóveis irregulares já inspecionados pelo programa e que não regularizaram suas ligações sanitárias no prazo, além de locais que, comunicados, ainda não haviam agendado inspeção. A operação teve como foco comércios e edifícios comerciais localizados na Rua Jerônimo Coelho.

Dos cinco imóveis fiscalizados, um foi multado pela Floram por crime ambiental: o esgoto de algumas pias na entrada do prédio estavam conectados à rede pluvial. A Vigilância Sanitária notificou outros três, para que os proprietários agendem, em até uma semana, 1ª inspeção ou retorno com o Se Liga Na Rede. O quinto imóvel estava com obras de regularização em andamento.

Além das fiscalizações, um caminhão desobstruiu e sugou a rede de drenagem pluvial, que encontrava-se cheia de terra, na esquina das ruas Vidal Ramos e Jerônimo Coelho.

Norte da Ilha – Na quinta-feira (04/02), último dia de operações, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura (PMF) e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – foi ao Norte da Ilha.

Um condomínio de cinco apartamentos na Servidão Azaléia Azul, no Rio Vermelho, foi multado pela Vigilância Sanitária por lançar esgoto a céu aberto. Um imóvel misto – com casas e campo de golfe – na Estrada Dário Manoel Cardoso, no Santinho, teve a estação própria de tratamento inspecionada pela equipe; a Vigilância requereu a apresentação de projeto e análises do efluente final.

Atendendo a denúncia de esgoto na praia, a Blitz Sanear fiscalizou prédio em construção na Rua Madre Maria Villac, em Canasvieiras. Testes apontaram que não era esgoto, e sim água da chuva acumulada, não havendo irregularidades no local.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 120 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ingleses, Costeira do Pirajubaé, Morro das Pedras e Sambaqui.

(PMF, 05/02/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *